WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/05/2021 - Semed reúne gestores para alinhamento de ações na Educação

Temas como busca ativa, certificação de diretores, roda de conversa, conecta educação, entre outros, foram tratados em reunião virtual promovida pela Secretaria de Educação (Semed) com os gestores das unidades da rede municipal de ensino, nesta terça-feira, 18 de maio.

O tema evasão escolar dominou boa parte da reunião, conduzida pela secretária Sidnéia Zafalon e a adjunta da Pasta, Cristiana Borges. A Secretaria já solicitou aos gestores um amplo levantamento do número de alunos que não estão acompanhando as aulas remotas e nem buscando as atividades impressas.  

Na reunião, foram alinhadas ações para a busca ativa dos alunos ausentes, como os prazos para elaboração e envio de relatórios detalhando caso a caso, assim como a necessidade de um trabalho de conscientização com famílias, conforme defendido pela chefe do Departamento de Inspeção Escolar da Semed, Maria Beatriz Domingos Cunha.

Diretora da Escola Municipal Santa Maria, Valéria Salgado externou sua preocupação com a evasão e informou que identificou “16 alunos perdidos na escuridão”. Já a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon, reforçou que a busca ativa desses alunos será intensificada, pois o combate à evasão escolar, além de assegurar o ensino de qualidade ao aluno, também surge como um eficaz instrumento de prevenção à violência e à desigualdade.

O processo de busca ativa está sendo conduzido pela Semed, por meio das Diretorias de Ensino e de Apoio à Educação Básica, e os Departamentos de Educação Inclusiva e de Inspeção Escolar, além da Seção de Assistência ao Educando.

A titular da Pasta também apresentou ao grupo o portal “Conecta Educação”, espaço virtual desenvolvido pelo Departamento de Educação Tecnológica da Semed para ampliar os diálogos com os servidores. O site já está no ar.

Diretora de Ensino da Secretaria, Luciana Gouvêa falou sobre as “rodas de conversa” virtuais com servidores do quadro do magistério das unidades de ensino da rede. Também com foco na “escuta do profissional”, esses encontros on-line “buscam uma educação mais humana”, disse ela.

As rodas de conversa foram elogiadas pela diretora da Escola Municipal Ricardo Misson, Raquel Beatriz Dias de Oliveira, ao que a gestora do Cemei Luciano Portelinha Mota, Lilian José de Souza, disse sentir, da parte da Secretaria, “confiança no nosso trabalho”.

“Ser gestor é muito sério e nosso grupo é muito forte. Tenho ouvido muitos elogios”, colocou Sidnéia. Sobre a sucessão nas instituições educacionais da rede municipal de ensino, a secretária assegurou transparência em todas as etapas da certificação.

O processo será constituído de prova de conhecimento técnico de caráter eliminatório e classificatório; comprovante de titulação acadêmica; apresentação de plano de gestão; consulta à comunidade escolar, conforme regulamento definido pela Semed, entre outros itens.

A diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inês Pucci de Martino Prata, e a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Maria Afonsina Colavolpe Rodrigues da Cunha também participaram da reunião.

Agenda - Nesta terça, 18, Sidnéia também reuniu-se, virtualmente, com os integrantes do Conselho Gestor da Semed. Ao grupo, a titular da Pasta solicitou um documento com sugestões para a retomada das aulas no modelo híbrido na rede municipal de ensino.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar