WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

18/05/2021 - Carreata marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças em Uberaba

Uma carreata percorreu as principais ruas de Uberaba na tarde desta terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação integra a programação, em alusão ao tema, promovida entre 17 e 21 de maio, pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), e pelo Programa Roda de Conversa.

A concentração ocorreu na Casa do Adolescente Guadalupe, com destino ao drive-in do Colégio Marista Diocesano, onde foram distribuídas mudas de alho social e uma flor amarela (artesanal de papel), símbolo da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes – “Faça Bonito”. Uma das avenidas percorridas pelos carros decorados com bexigas e cartazes foi a Dom Luiz Maria de Santana, passando em frente ao Centro Administrativo, sede da Prefeitura de Uberaba.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, destaca que a proposta da carreata foi chamar a atenção da sociedade para a questão. “O dia 18 de maio marca, em nível nacional, o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa data vem para mobilizar a população sobre a importância de denunciar. Assim, avançamos nesta luta, que é de todos os dias”, pontuou. Um desses canais é o Disque 100.

A programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes segue até 21 de maio no Município. Confira abaixo:

19/5 | 13h – Palestra “Fluxo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual em Uberaba” (YouTube do Projeto Portas Abertas)
Inscreva-se em uberaba.mg.gov.br/seds.
André Tuma – Promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro;
Dagma Costa – Enfermeira e referência de saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e membro da Comissão do Fluxo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Violência Sexual.

20/5 | 14h – Rodinha de conversa infantojuvenil (Google Meet –bit.ly/3uGU9D2)
Mauro Ellovitch – Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber);
André Tuma – Promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro;
Adolescentes das organizações de atendimento à criança e ao adolescente;
Representantes das secretarias de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar.

21/5 | 13h – Roda de conversa sobre “Impacto da Pandemia no Contexto da Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente” (Google Meet –bit.ly/3uGU9D2)
Mariana Pontes Andrade – Delegada titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família;
Representantes dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Apoio. A Semana tem apoio da Câmara de Uberaba, Projeto Portas Abertas, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (Credca), Colégio Marista Diocesano e Unimed Uberaba.

Sobre a data.  O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, em memória à Araceli, menina de oito anos sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES). O objetivo da campanha é sensibilizar e convocar a população para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar