WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

17/05/2021 - Aberta semana de combate à violência sexual infantojuvenil; carreata, nesta terça

Foi aberta, nesta segunda-feira (17), a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau) e pelo Programa Roda de Conversa. Do plenário da Câmara de Uberaba, a abertura foi transmitida pela TV Câmara e pelo YouTube do canal legislativo.  A íntegra está disponível no link https://bit.ly/3ykAScP.

Participaram do evento, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes; o presidente do Legislativo, Ismar Marão; o presidente do Comdicau, William Brito, e o promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro, André Tuma.
 
Elisa ressaltou o agravamento da situação diante da pandemia e da importância da união no combate. “E, para isso, é muito importante esse movimento de integração entre todas as forças. Forças da Promotoria, do Comdicau, dos vereadores, do Executivo. Nós estamos juntos", enfatizou.

Na sua fala, a titular da Seds, Gicele Gomes, reforçou que o abuso e a exploração sexual não têm classe. “São números que nos deixam alarmados, nos deixam preocupados e nos deixam tristes”, manifestou. A secretária também destacou a complexidade e a importância do mecanismo de assistência social do Município.  

O presidente do Comdicau lembrou que o contribuinte ainda pode destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Fumdicau). “Até dia 31 de maio ainda é possível fazer uma doação aos fundos municipais, não só ao fundo da Criança, mas também ao fundo do Idoso. Essa é uma das melhores alternativas de se gerar fontes de financiamento para que essas ações aconteçam”, convocou.

O presidente do Legislativo, Ismar Marão, trouxe a história do 18 de maio e pontuou que, nesse sentido, foi instituída a “Semana Todos Contra a Pedofilia” no Município, de autoria do vereador.  “Ademais, criamos, também, no sentido de todas as projeções cinematográficas no Município de Uberaba terem que, no início dos filmes, passarem alguns minutos, alguns segundos de filmes de orientação no combate à pedofilia também”, complementou.

Já o promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro, André Tuma, observou que, embora necessário, o afastamento social gera preocupação. “O olhar do profissional todos os dias [da educação, da saúde e da rede socioassistencial], acompanhando e notando as diferenças de comportamento daquelas crianças e adolescentes, faz muita diferença”, avaliou. O promotor ainda sublinhou que muitos dos abusos acontecem no ambiente intrafamiliar e alertou sobre o aumento da inserção, cada vez mais precoce, de crianças e adolescentes na internet, o que pode torná-las alvos fáceis.

Programação - A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes segue até 21 de maio. Nesta terça-feira (18), às 13h30, haverá carreata, com saída da Casa do Adolescente Guadalupe (rua Silon, 30, Jardim Triângulo) e chegada no drive-in do Colégio Marista Diocesano. Haverá entrega de mudas ornamentais com o objetivo de difundir a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – “Faça Bonito”, na qual o símbolo é uma flor.

Apoio. A Semana tem apoio da Câmara de Uberaba, Projeto Portas Abertas, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (Credca), Colégio Marista Diocesano e Unimed Uberaba.

Sobre a data - O 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, em memória à Araceli, menina de oito anos sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES). O objetivo da campanha é sensibilizar e convocar a população para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar