WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

16/04/2021 - Seds e CMAS promovem 4º Congresso Regional de Assistência Social com participação de cidades da região

Público-alvo são conselheiros, profissionais, representantes de instituições da rede complementar, usuários e acadêmicos da área

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizam, nos dias 29 e 30 de abril, o 4º Congresso Regional da Política de Assistência Social, on-line. O tema deste ano é "Os desafios e as perspectivas da Política de Assistência Social no contexto da pandemia". A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e a secretária da Seds, Gicele Gomes, participarão da abertura.  

Esta será a primeira vez do Congresso de forma virtual. A quarta edição do Congresso tem como parceiros a Regional de Uberaba da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, a Subsecretaria Estadual de Assistência Social e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).    

A chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds e presidente do CMAS, Claudia Cristina da Silva, ressaltou a importância da temática de 2021. "Nós sabemos que, neste momento de pandemia, a área da assistência social é uma das mais importantes. As pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade provisória ou em risco social precisam de ajuda. É um momento ímpar, em busca de potencializar e estruturar a política de assistência social”, sublinhou.

O Congresso será aberto na quinta-feira (29), às 13h, no YouTube do projeto Portas Abertas (https://bit.ly/3djdi7H), da Seds. Às 13h30, a equipe do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) homenageará o então presidente da Casa de Apoio Danielle e conselheiro do CMAS, Wirson Rezende, e a então assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Tutunas, Viviane Ribeiro, ambas vítimas da Covid-19.

Em seguida, às 13h35, haverá a palestra magna sobre o tema do Congresso, com o superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, Elder Carlos Gabrich Júnior. O espaço para debate será aberto às 15h30.

Na sexta-feira (30), a programação contará com cinco oficinas virtuais, com 50 vagas cada, das 8h30 às 11h30. O interessado tem até a próxima sexta-feira (23) para se inscrever, de forma on-line (https://bit.ly/3tkOiT1). As atividades serão pelo Google Meet. O link será previamente enviado ao e-mail do inscrito.

“Vamos conhecer nas oficinas o que os municípios vizinhos, da Regional de Uberaba da Sedese, têm feito nesta área para enfrentar a pandemia. Será também um momento de alento aos trabalhadores, que poderão relatar suas experiências", destacou Claudia. Confira os temas das oficinas e os convidados no final da matéria.

Com coordenação da UFTM, das 13h às 14h30, serão apresentados os trabalhos científicos inscritos no Congresso, também pelo Google Meet, em salas virtuais temáticas, em conformidade com as oficinas.

Em seguida, o relator escolhido para cada oficina, realizada na parte da manhã, apresentará os principais tópicos discutidos. A contextualização e análise dos pontos estão marcados, das 14h30 às 17h30, no YouTube do projeto Portas Abertas. A atividade encerra a programação.

 

Oficinas on-line
Sexta-feira (30) - 8h30 às 11h30

1ª Oficina | As ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em tempos de pandemia: práticas e relatos de experiência.
Palestrantes: Soraia Vanessa Silva Cruz – Diretora de Serviços e Benefícios Socioassistenciais da Subsecretaria Estadual de Assistência Social de Minas Gerais;  
Eduardo Rodrigo da Costa – Secretário municipal de Desenvolvimento Social de Bom Despacho.

2ª Oficina | Cuidados e Acolhimentos aos (as) trabalhadores (as) do SUAS em tempos de pandemia.
Palestrante: Professor Leonardo Koury Martins – Assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ribeirão das Neves e representante do Fórum Estadual de Trabalhadoras/es do SUAS pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais.

3ª Oficina | Estratégias emergenciais de enfrentamento das consequências da pandemia e diagnóstico e planejamento para o cenário pós-pandêmico.
Palestrante: Alessandra Teixeira da Cunha Silva – Assistente social e mestre em Serviço Social.

4ª Oficina | A vigilância socioassistencial e a importância dos instrumentos e ferramentas de trabalho da Política Nacional de Assistência Social.
Palestrantes: Virgílio Paulo da Silva Alves – Psicólogo formado pela PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp e doutorando em Psicologia pela Unesp/Assis. Atua como psicólogo social no SUAS e como psicólogo clínico no Consultório Viver. É docente da PUC-Campinas e consultor do Instituto Apprimore;
Doutora Rosemeire Scatena – Assistente social e docente no curso de Serviço Social da UFTM.

5ª Oficina | O cofinanciamento das ações emergenciais da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em tempos de pandemia.
Palestrante a ser definido.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar