WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

13/04/2021 - 100 dias: Meio Ambiente se reestrutura e consegue economia de R$ 50 mil por mês com pessoal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realizou, entre 1° de janeiro e 15 de março, mais de 1.300 procedimentos entre processos novos analisados, licenças ambientais emitidas, autorizações para intervenções ambientais, fiscalizações, análise de condicionantes, emissão de declarações, emissão de formulários integrados de orientação básica e reuniões com comunidade, empreendedores e conselhos.

De acordo com o titular da Pasta, Carlos Delfino Pereira, entre os principais objetivos da gestão pública estão a garantia de que o atendimento ao público funcione de maneira eficiente, bem como o aproveitamento racional de recursos financeiros e materiais sem comprometer o atendimento às demandas da sociedade.


Segundo relatório apresentado pelo secretário adjunto Vinícius Arcanjo houve a reestruturação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Gestor da APA do Rio Uberaba.


Na Mata do Ipê, foi instalado aerador para aumentar a disponibilidade de oxigênio para os peixes ali existentes e melhorias na iluminação. Já no Viveiro de Mudas existente no Horto Municipal foi realizada a limpeza e volta da produção de mudas para ajardinamento.


Está em estudo na Seman a criação da Unidade de Parques, discussão para futura instalação de uma Unidade de Parques e Jardins.

Segundo o relatório com a readequação dos serviços e efetivação das atribuições do Departamento de Paisagismo e Horto Florestal, houve uma redução média de gastos da ordem de  R$ 50.000,00 por mês, com a contratação de empresas prestadoras de serviços, por meio de processos de Credenciamento/Inexigibilidade de Licitação.


Foi realizado mutirão de limpeza nos parques municipais Mata do Ipê, Mata do Carrinho e Parque do Jacarandá. 
Vinícius Arcanjo salientou que estão em andamento medidas para atender o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público, frente ao Parque Municipal do Jacarandá,  no processo de implantação de um novo paradigma do bem-estar animal.


Dentro da nova diretriz da administração municipal, 72% dos cargos comissionados foram ocupados por servidores efetivos. E ainda, a Semam conseguiu alcançar uma economia mensal de aproximadamente 20% com despesas de pessoal, com essa medida.


Houve por parte da Secretaria a reorganização dos espaços físicos para acolher melhor os servidores, visando a melhoria na qualidade de vida no trabalho.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar