Desenvolvimento Social

23/03/2021 - Seds realiza diagnóstico das pessoas em situação de rua em Uberaba

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) em Uberaba identificou 202 pessoas em situação ou vivência de rua. A pesquisa, feita entre os dias 15 e 25 de fevereiro, foi realizada em vários espaços da cidade para mapear o perfil e estilo de vida desta população para garantir a qualidade e continuidade dos serviços orientados, principalmente devido à pandemia de Covid-19.

Das 202 pessoas identificadas em situação de rua, 47% nasceram em Uberaba, 10% são itinerantes (de passagem pela cidade) e 43% vieram para o Município para instalação permanente. Cerca de 70% (143), já estão em atendimento em casas de acolhimento parceiras do Município.

Os técnicos da Abordagem Social utilizaram um questionário semiestruturado para analisar as informações das pessoas residentes em Uberaba, como idade, sexo, autodeclaração de cor, cidade-natal, estado civil, nível de escolaridade, entre outras.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Pasta está empenhada nesse levantamento das pessoas em situação de vivência de rua no sentido de buscá-las para acolhimento nos programas que o Município oferece e para “resguardá-las no sentido da promoção da vida”.

A pesquisa - Dentre os entrevistados, observou-se  quantidade expressiva da população masculina, sendo que 92% se identificaram como do sexo masculino; 6% como do sexo feminino; e 2% como transexuais. Relacionado à idade, 47% têm entre 20 e 39 anos; 45%, entre 40 e 59 anos; e 8% ultrapassaram os 60 anos.

Em sua maior parte, os entrevistados relataram estar na rua devido ao rompimento de vínculos familiares, desencadeado pelo uso abusivo de álcool e/ou droga (107 pessoas), enquanto 37 referiram ao rompimento de vínculo familiar sem associação com o uso de drogas.

Perguntados sobre por quais serviços passaram por atendimento em Uberaba, a Abordagem Social foi mencionada por 153 entrevistados, seguido do Centro Pop, por 145. Referiram ao Cras, 95 pessoas e Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CapsAD), 83. Dos menos acessados pelos entrevistados, está Consultório na Rua, 22 pessoas, e Creas, 10.

Serviços - A Abordagem Social atende com circulação pela cidade e o atendimento é feito por equipe de assistência social. A equipe é quem faz os encaminhamentos para o acolhimento na Casa de Passagem, no caso de migrantes e itinerantes, ou os direciona para instituições de acolhimento parceiras e outros serviços como o Centro Pop, Cras ou CapsAD, conforme a necessidade.

O contato  com a Abordagem Social pode ser realizado pelo telefone 99667-4451, das 8h às 23h30/00h. 

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub