WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/03/2021 - Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes será apresentado aos profissionais da Educação por meio de live

O Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador promove nesta quinta-feira, 25, a Live “Projeto Geopark Uberaba - Educar para transformar a Terra de Gigantes”. Gestores da rede municipal de ensino e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Secretaria de Educação (Semed) foram convidados a participar, assim como demais profissionais do setor.

A live será ministrada a partir das 19h. Inscrições podem ser feitas por meio do link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10422, enquanto a transmissão será no YouTube, pelo acesso https://www.youtube.com/watch?v=tzRZgHT-69k.

Geopark é um programa criado pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico, histórico, cultural e ecológico.

O Projeto Geopark Uberaba busca potencializar os valores patrimoniais de relevância nacional e internacional do Município, sustentados na educação, conservação e desenvolvimento sustentável por meio do turismo. Tem como propósito candidatar-se à Rede Mundial de Geoparks da Unesco, a fim de se juntar aos 161 Geoparks atualmente chancelados.

No Brasil, apenas o Geopark Araripe, no interior do Estado do Ceará, faz parte da Rede Mundial da Unesco.

O Projeto Geopark Uberaba está sustentado no tripé Uberaba Terra dos Dinossauros do Brasil, Capital Mundial do Zebu e local onde o maior médium do Brasil se revelou ao espiritismo mundial. Em diversas localidades do Município há sítios de extrema relevância científica, educacional, histórica, cultural, paisagística e turística que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica e cultural de nossa terra. Nessa relação estão os já inaugurados Geossítios Peirópolis e Santa Rita, os Sítios Históricos e Culturais ABCZ e Memorial Chico Xavier.

Cinco especialistas irão abordar o tema “Projeto Geopark Uberaba - Educar para transformar a Terra de Gigantes”, o doutor em geologia, geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/UFTM e idealizador do projeto Geopark, Luiz Carlos Borges Ribeiro; o analista de negócios e gestor do Projeto Geopark no Sebrae-MG, Marcius Marques Mendes; o mestre em história, professor formador na Casa do Educador e gerente executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo; a diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Prefeitura de Uberaba, especialista em gestão pública e em assessoria organizacional, Maria Aparecida Basílio; e o paleoartista brasileiro, graduado em Desenho Industrial pela Unesp, Rodolfo Nogueira.

O convite que seguiu para os gestores da Rede e das OSCs tem a assinatura da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, do diretor de Ensino da Semed, Gabriel Mendes e do diretor do Departamento de Formação Profissional, Marcus Vinícius Neves Araújo.

Vale destacar que o Projeto Geopark Uberaba tem como gestores a Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sebrae Minas e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).  

 

Jornalistas Ana Paula Neves e Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar