WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/03/2021 - Projeto Geopark será apresentado aos profissionais da Educação por meio de palestra

O Departamento de Formação Profissional da Casa do Educador promove, nesta quinta-feira (25), a palestra “Projeto Geopark Uberaba - Educar para transformar uma Terra de Gigantes”. Gestores da rede municipal de ensino e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras da Secretaria de Educação (Semed), foram convidados a participar da palestra, assim como demais profissionais do setor.

A palestra será ministrada no modelo remoto, a partir das 19 horas. Inscrições podem ser feitas por meio do link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10422, enquanto a transmissão será no YouTube, pelo acesso https://www.youtube.com/watch?v=tzRZgHT-69k.

Geopark é um programa criado pela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico.

O Projeto Geopark Uberaba busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade e apresentar ações à Rede Global de Geoparques da Unesco, a fim de tornar-se Patrimônio Natural da Humanidade. Os pilares do projeto local são educação, geoconservação e desenvolvimento sustentável.

Em todo o mundo existem 161 Geoparks, em 44 países. No Brasil, apenas o Geoparque Araripe, no interior do Estado do Ceará, obteve esse título.

Em Uberaba, há locais, chamados sítios históricos e culturais e geossítios, que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultura locais. Nessa relação, estão os Geossítios de Peirópolis e Santa Rita, o Sítio Histórico e Cultural ABCZ e o Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier.

Cinco palestrantes vão abordar o tema “Projeto Geopark Uberaba - Educar para transformar uma Terra de Gigantes”: Luiz Carlos Borges Ribeiro, doutor em geologia, geólogo do complexo cultural Científico de Peirópolis e idealizador do projeto Geopark; Marcius Marques Mendes, analista de negócios e gestor do Projeto Geopark no Sebrae-MG; Thiago Riccioppo, mestre em história, professor formado na Casa do Educador e gerente executivo do Museu do Zebu; Maria Aparecida Basílio, especialista em gestão pública e em assessoria organizacional, e Rodolfo Nogueira, paleoartista brasileiro, graduado em Desenho Industrial na Unesp.

O convite que seguiu para os gestores da Rede e das OSCs tem a assinatura da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, do diretor de Ensino da Semed, Gabriel Mendes e do diretor do Departamento de Formação Profissional, Marcus Vinícius Neves Araújo.

Vale destacar que o Projeto Geopark Uberaba é representado pelas instituições Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sebrae Minas e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

 

Jornalistas Ana Paula Neves e Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar