WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

05/03/2021 - Empresários do setor industrial assumem compromisso de ajudar o Município no combate à Covid-19

Como uma das estratégias políticas de combate à Covid 19, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, se reuniu na manhã desta sexta-feira (5), por meio de videoconferência, com o Conselho Estratégico da Fiemg  Regional Vale do Rio Grande, que se dispôs a ajudar o Município. O Conselho é formado por grandes empresas do ramo industrial que operam em Uberaba e estão sensíveis à difícil situação que a administração enfrenta, neste momento em que a pandemia está com índices elevados de casos ativos, de ocupação dos leitos hospitalares e de número de óbitos.

O presidente da Fiemg Regional, José Arlênio, abriu o encontro demonstrando a intenção de todas as empresas e entidades ligadas à indústria, que compõem o Conselho, de ajudar o Município com recursos para serem investidos na Saúde e também na divulgação de ações de conscientização sobre a necessidade de prevenção. “Elisa, você não está sozinha, estamos aqui para compartilhar as suas dores”, afiançou o presidente.

A prefeita Elisa Araújo fez uma explanação geral da situação da Covid no Município informando que a enfermaria do hospital Mário Palmério começou a ser desocupada na manhã desta sexta-feira para acolher pacientes com Covid. Esta ação, prevista no Plano de Contingência, indica que o Município já superou o índice de 70% de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid. Contudo, salientou que não adianta ampliar o número de leitos se não há mão de obra suficiente para atendimento. “Técnicos de enfermagem estão em falta”, destacou a prefeita.

De posse de uma lista encaminhada pela Secretaria de Saúde e Hospital Regional, a prefeita esclareceu quais são as carências para melhor estruturar a rede de saúde municipal. Desde equipamentos hospitalares a mobiliário, passando por medicamentos e testes rápidos de IGG e IGM foram citados para aquisição rápida. Elisa explicou que a corrida é contra o tempo, uma vez que os trâmites de licitação necessários para que a administração pública adquira esses materiais exigem tempo e quem está doente espera.

A lista foi encaminhada ao presidente da Fiemg para que as empresas possam se organizar a fim de atender as demandas do Município. “Saber que não estamos sozinhos e que posso  contar com vocês, me conforta muito”, agradeceu.  

A possibilidade de o Município entrar na Onda Roxa decretada pelo governo de Minas foi abordada pelos industriais, que temem a inclusão de Uberaba. Eles entendem que parar o setor industrial por 15 dias é decretar a quebra de muitas empresas. A prefeita salientou que não deseja o Município na Onda Roxa e, por isso, está solicitando o apoio de todos os setores para que, juntos, possam trabalhar e evitar o colapso do sistema de saúde.

Várias sugestões foram dadas pelos empresários como a melhoria da remuneração das equipes de Saúde para  atrair mais a mão de obra escassa; adoção de horários diferenciados do comércio para reduzir a superlotação do transporte público; recuperação e conserto de macas, cadeiras de banho e de roda que estão encostadas. A prefeita assumiu o compromisso de estudar todas as sugestões.    

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar