WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/03/2021 - Edição on-line e gratuita do espetáculo "O Barqueiro" acontece na quarta

Com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, o solo teatral "O Barqueiro" ganha uma edição on-line e gratuita, transmitida no YouTube e no Instagram nesta quarta-feira (10), às 20h. Desde 2015, ano de sua estreia, o espetáculo já rodou o Brasil em mais de 70 apresentações, com direção de Cláudio Márcio. "O Barqueiro" é estrelado pelo ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro, o uberabense Mário Cortês. A peça é uma versão adaptada para o on-line.

O solo teatral surgiu como resultado de um trabalho de Mário Cortês, em conclusão de curso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e prosseguiu além dos muros da universidade. Baseado no livro de 1997 do escritor português José Saramago, "O conto da ilha desconhecida", o espetáculo conta a história do barqueiro Sam. Ele quer recontar a trajetória de seu pai, um marinheiro que um dia foi em busca de uma ilha e nunca mais voltou. Para chegar ao “pai-ilha”, terá que atravessar um rio que nunca existiu e enfrentar uma série de obstáculos inusitados no caminho.

Com a peça ‘O Barqueiro’, Mário Cortês participou do IV Festival de Teatro de Peçanha, em 2019, e recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Ator. Já no VI Festival de Teatro de Ponte Nova, o ator recebeu os troféus de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2018, a peça esteve em cartaz em 32 cidades, em seis estados diferentes levando o nome de Uberaba para todo o Brasil.

O artista uberabense é ator profissional desde 2015, mas iniciou no teatro durante a adolescência. É licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrando em Artes Cênicas pela mesma instituição. Também realizou cursos focados no gênero solo.

O espetáculo será transmitido no canal "O Barqueiro Produções", no YouTube, às 20h, gratuitamente, no link youtube.com/channel/UCr9XtpzEM4r3cD_jPllWYjg/.  

 

Jorn. Diandra Tomaz 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar