Prefeitura

Educação e Cultura

26/01/2021 - Ano letivo de 2021 começará com aulas remotas na rede municipal de Ensino de Uberaba

Os alunos da rede municipal de Ensino terão aulas remotas, neste início de ano letivo de 2021, em razão da pandemia de Covid-19. A modalidade atende ao anseio da maioria da comunidade escolar que respondeu a uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no período de 15 a 24 de janeiro.

No total, foram registradas 10.084 respostas à pesquisa, sendo 7.102 de pais/responsáveis pelos alunos da rede municipal; 406 de pais/responsáveis pelos estudantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) parceiras da Prefeitura; e 2.576 de servidores públicos municipais.

Entre os pais de alunos da rede, 65,3% disseram ser favoráveis ao modelo remoto, ou seja, totalmente digital, enquanto 19,7% optaram pelas aulas presenciais, e 14,9% se posicionaram a favor do sistema híbrido.

Já entre pais/responsáveis pelos estudantes das OSC’s, os resultados apurados pelo levantamento da Semed foram os seguintes: 53,2% são favoráveis às aulas remotas, 31,5% ao modelo presencial e 15,3% a favor do sistema híbrido.

Do total de 2.576 servidores públicos municipais que responderam ao levantamento, 71,1% são a favor das aulas remotas, 18,3% do modelo híbrido e 10,6%, presencial.

A portaria com o calendário escolar da rede municipal de Ensino fixa o início do primeiro semestre de 2021 no dia 3 de fevereiro e do ano letivo no dia 4. “Abrimos o diálogo com a comunidade escolar, que prontamente nos atendeu e, ao mesmo tempo, estamos zelando pela saúde de todos”, disse a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon, com o resultado da pesquisa em mãos.

Ela lembra que tanto o Conselho Municipal de Educação quanto o Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) já haviam se manifestado favoravelmente às aulas remotas, e mais recentemente solicitaram a vacinação dos servidores. Segundo a titular da Educação, os gestores das escolas e Cemeis já encaminharam os planos de retorno das aulas, que balizarão o início do ano letivo.

Números - Na pesquisa feita pela Semed junto à comunidade escolar também foi perguntado se os pais/responsáveis levariam os filhos para a escola/Cemeis sendo adotado o modelo presencial das aulas. 50,4% disseram que somente após a vacina, 27,7% não mandariam e 21,9% levariam os filhos.

Entre os pais/responsáveis pelos alunos das OSC’s, 49,8% responderam que encaminharão os filhos para aulas presenciais após a vacina, enquanto 20,2% não levariam e 30% disseram sim.

Aos servidores foi perguntado se retornariam ao trabalho sendo adotado o modelo presencial, e 55,51% responderam que somente após a vacinação; 40,02% sim e 4,46% disseram que não retornariam.

O levantamento também apurou que 75,6% dos alunos da rede têm computador, celular ou tablet, além de acesso à internet para assistirem às aulas, enquanto o índice é de 68,7% entre os estudantes das instituições parceiras da Prefeitura.

Já entre os servidores, 94,4% disseram ter computador, celular ou tablet, além de acesso à internet para as aulas.

 

Jorn. Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub