Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Meio Ambiente

21/01/2021 - Onça não é mais vista no Horto Municipal

Equipe da Secretaria do Meio Ambiente, gestora do Horto Municipal, informou que, desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado, a suçuarana e seus dois filhotes não foram mais vistos na área do Horto, levando à conclusão que ela buscou voltou para onde vivia anteriormente.

O biólogo Paulo César Franco disse que, com a volta do período chuvoso e a regeneração da vegetação, provavelmente, a família tenha seguido para mata próxima à fazenda, onde vivia antes. Ele acredita que os mamíferos foram para o Horto fugindo das queimadas ocorridas em meados de outubro do ano passado.

Paulo César fez parte do grupo que monitorou o aparecimento dos animais, composto ainda por representantes do projeto Tatu-Canastra, em parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba; pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante os três últimos meses, houve grande mobilização dos técnicos para a colocação de armadilhas e avaliação do perímetro da área do Horto, bem como para criar estratégias de captura da onça-parda e seus dois filhotes. Caso fosse resgatada, a família seria transportada para Uberlândia, onde passaria por uma bateria de exames, e depois encaminhada a uma reserva florestal, conforme orientação do IEF e do Ibama.

O biólogo alertou que, mesmo não havendo sinal da presença dos animais, os servidores foram orientados a ficar atentos, já que oferecem risco para o ser humano, especialmente a suçuarana, por estar com seus filhotes. “No entanto, instruímos, ainda, os servidores, quanto à questão da segurança em relação às serpentes, que existem em grande quantidade naquela área e precisam ser respeitadas”, alertou.

Paulo César disse que os animais silvestres que eventualmente foram detectados pelas câmeras de monitoramento, como o cachorro-do-mato e o tamanduá-bandeira, têm tendência de se afastarem ao detectar a presença do ser humano, não oferecendo ameaça aos servidores.

 

Secretaria Especial de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub