WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/11/2020 - Geóloga realiza palestra magna sobre o projeto Geoparque e sua relevância

Acontece nesta sexta-feira (13), a palestra "Geoparques Mundiais da Unesco: linhas estratégicas para o projeto Uberaba", com a mestra em Patrimônio Geológico e Geoconservação pela Universidade do Minho (Portugal), a geóloga Flávia Fernanda Lima. O evento faz parte dos processos para conquistar a chancela da Unesco definindo o Município como um Geoparque e será realizado pela Prefeitura de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Sebrae/MG, parceiros do projeto local.

 

A palestra que acontecerá no auditório Esmeralda, na UFTM, será restrita atendendo às medidas de segurança e prevenção à Covid-19 que prevêem o distanciamento e o uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Diante da relevância do evento, a Universidade fará a transmissão ao vivo por meio do Canal no YouTube do SeMEC – TV Onda que pode ser acessado pelo link:https://www.youtube.com/watch?v=Qy5W6KoBMng&feature=youtu.be.

 

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Anne Roy Nóbrega é importantíssima a participação da comunidade que poderá entender a importância do projeto Geoparque, assim como o reconhecimento da chancela da Unesco e os impactos positivos na Cidade.

 

“Após uma semana de visitas a campo e reuniões temáticas, a geóloga e especialista em Geoparques, Flávia Fernanda Lima fará a apresentação de tudo o que foi feito até o momento em prol do Geoparque atendendo as exigências da Unesco. Ela também apresentará detalhes importantes e que precisam ser atendidos para que Uberaba se torne um dos 140 geoparques reconhecidos em todo o mundo. É importante que todos os envolvidos no processo participem da palestra”, destacou Anne.

 

Ela citou que a UNESCO, a partir dos ODS’s - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reconhece a importância de se preservar a história e o patrimônio histórico, geológico e cultural de qualquer país, cidade ou comunidade para o bem da humanidade, assim como aconteceu no Ceará, com o reconhecimento do Geoparque Araripe, no interior do estado cearense.

 

Para o titular da Sedec, José Renato Gomes, o Geopark é um grande “guarda-chuva” para abrigar todos os potenciais turísticos de Uberaba. “É um impulso, portanto, para mais geração de emprego e renda ao Município. Com a chancela internacional da Unesco teremos visibilidade internacional que vai atrair muitos visitantes. Estamos nos preparando para oferecer serviços de excelência", analisa o secretário que destacou ainda que a Sedec investe em inúmeros projetos para fortalecer o turismo e a visitação.

 

De acordo com a diretora de Turismo da Sedec, Cida Basílio, a proposta de um geoparque é criar vínculo da herança geológica ao patrimônio cultural de uma região. “Uberaba possui tudo isso, mas precisamos nos estruturar, entender o que ainda precisa ser feito, envolver os parceiros, conscientizar a sociedade sobre a importância de um geoparque e dar a ela o sentimento de pertencimento”, pontua.

 

Jorn. Marconi Lima e Sabrina Alves (Parque Tecnológico/Sedec)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar