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Educação e Cultura

03/11/2020 - Uberaba é destaque nacional com projeto ‘Letramento Literário na Escola’

MEC reconheceu o trabalho de professora da Escola Municipal Padre Eddie Bernardes e divulgou no site da BNCC para todo o Brasil

 

Em 2018, Íris Procópio Dias Santana, então professora da Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, foi a única representante do Triângulo Mineiro no Prêmio Professores do Brasil, com o projeto “Letramento Literário na Escola: o texto poético no processo de ensino-aprendizagem”, desenvolvido como dissertação do mestrado em educação, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), durante dois anos na unidade escolar. Agora, em 2020, o MEC reconheceu a proposta de intervenção aplicada na escola e divulgou o trabalho no site da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitindo socializar com todo o território nacional a proposta considerada exitosa e que pode inspirar novas adaptações nas salas de aula de todo o Brasil.

 

A obra foi renomeada como “Leitura e escrita em mediações com textos poéticos”. A professora Íris acredita que propostas como essa, inspiram o protagonismo docente ao entendimento de que "o professor que conhece sua realidade, busca conhecimentos teóricos, reflete e desenvolve ações para as respostas e construções de seus alunos". Ela informa que as discussões desta pesquisa ainda não se esgotaram e que seu grande potencial de pesquisa seguirá enquanto tese de doutorado. "Espero poder novamente contribuir com a educação brasileira e com a sequência deste trabalho acadêmico suscitar reflexões e ações docentes não só na academia, mas também na educação básica”, relata a educadora.

 

Para a chefe do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Miriã Barbosa, a experiência exitosa apresenta como objetivo principal, intervenções na leitura de poemas na escola, viabilizando ações autônomas dos estudantes, na elaboração de sentidos em leituras (na perspectiva do letramento literário significativo) bem como, a formação de uma comunidade de leitores através da socialização de experiências. “Sua prática pedagógica está organizada a partir das dez competências gerais da Educação Básica, das competências específicas e habilidades descritas na BNCC. Parabéns professora Íris e Escola Municipal Padre Eddie Bernardes. São exemplos assim de competência e profissionalismo, que engrandecem e muito dignificam a educação oferecida nas escolas da Rede Municipal de Uberaba!”, completa.

 

A diretora da Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, Clarissa Mendes afirma que a equipe está muito feliz. “Vale ressaltar o resultado positivo tanto qualitativo quanto quantitativo em relação à leitura”, diz.

 

O projeto pode ser encontrado no site do MEC, no endereço: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-fundamental-anos-finais/149-letramento-literario-na-escola-o-texto-poetico-no-processo-de-ensino-aprendizagem?highlight=WyJsZWl0dXJhIl0=

 

Atualmente a professora Íris Procópio atua na rede municipal de Guaíra/SP, criou um canal no youtube para ler histórias e enviar as propostas pedagógicas para as famílias da rede municipal de educação.

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

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