WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/10/2020 - Professor de Uberaba é um dos primeiros Google Coach da América Latina

 

Paulo Henrique Rafael de Sousa, conhecido como PH, é professor formador da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/ Casa do Educador e atua no Departamento de Educação Tecnológica (Detic) da Secretaria de Educação. Recentemente recebeu a certificação de um novo programa educacional chamado Google for Education Certified Coach, sendo ele e mais um professor do Rio de Janeiro, os primeiros a receber o título na América Latina.

 

A Google for Education Certified Coach é centrada em torno de um modelo de coaching (capacitação) que se presta a experiências ricas e significativas entre professores e seu coach (mentor). É uma abordagem individualizada, baseada em desafios e não avaliativa que realmente ajuda os professores a se sentirem apoiados e prontos para sair de sua zona de conforto na utilização de recursos digitais.

 

Para conseguir o resultado, o professor conta a sua trajetória com as formações pelo Google, que começaram há um ano e meio, aproximadamente. Um dos pré-requisitos para ocupar o lugar de destaque é ter realizado outras formações (Nível 1 e Nível 2).

 

Ele é especialista em Educação Profissional e Tecnológica, bacharel em Sistemas de Informação e licenciando em Educação Tecnológica. “Como educador, me dei conta das possibilidades pedagógicas das ferramentas Google for Education, fiquei fascinado com todos os recursos e com todo o engajamento da comunidade de professores. Logo, comecei a estudar todos os recursos, descobri o poder do postcast, como microaprendizagem, conheci alguns canais de podcast, e foi como descobri as certificações Google for Education”, completa.

 

Ele também participa de uma comunidade de educadores que o Google apoia, o Grupo de Educadores Google (GEG), o que o motivou a fazer parte do GEG Uberaba, que era recém fundado. “E tudo passou a transformar. A vida é feita de ciclos, e um ciclo novo se iniciou”, enfatiza.

 

Ele explica que o Google oferece uma série de certificações educacionais voltadas para os educadores, como ‘Educador Certificado Nível 1’, que foca na fluência digital na utilização das ferramentas Google no processo de ensino-aprendizagem e o ‘Educador Certificado Nível 2’, que centra na utilização avançada desses recursos na sala de aula. “Assim, não quis parar mais, no início do ano, foquei na certificação do programa Google for Education Trainer, (pré-requisito ter a Nível 1 e Nível 2) que é responsável por combinar experiência nas ferramentas do Google e poder ajudar outras pessoas”, conta.

 

Para Paulo Henrique, tornar-se um Instrutor Certificado Google for Education abriu os horizontes como professor formador, com a finalidade de auxiliar os educadores a redefinir a aprendizagem com a tecnologia digital. “Para mim, essa formação foi um desafio enorme, pois o centro de estudos estava todo em inglês e tive algumas dificuldades durante o processo, pois há exigência de aplicação práticas e evidências da aplicação durante o processo seletivo. Esperei 30 dias para o resultado e fui aprovado como um dos primeiros Google Coach da América Latina”, finaliza.

 

Neste link você acessa os nomes das pessoas certificadas: https://edudirectory.withgoogle.com/search?expertTypes=coach

 

Jorn. Monica Cussi

08-10-2020

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar