WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/09/2020 - Escolas municipais de Uberaba alcançam meta do Ideb e consolida o título de melhor educação de MG

O governo federal divulgou hoje, 15, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que monitora o desempenho da educação no Brasil. E as escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberaba alcançaram um excelente resultado, atingindo a meta proposta para os anos iniciais do ensino fundamental de 6,0 (no anterior, foi 5,8). Nos anos finais, o resultado se manteve em 5,3 e houve crescimento nas avaliações de matemática. 


O prefeito Paulo Piau se manifestou com felicidade sobre o resultado, pois acredita que esses números consolidam a educação de Uberaba, já considerada a melhor do Estado, segundo a Frente Nacional de Prefeitos. “Significa que estão aprendendo e evasão escolar em níveis reduzidos. Parabenizo a todos os envolvidos, mas de uma maneira muito especial, aos educadores que têm feito a nossa educação brilhar no cenário brasileiro”, comemora.


Silvana Elias, secretária de Educação ficou emocionada ao saber o resultado, que é fruto de um trabalho pedagógico sério que envolve muitas pessoas e muitas horas de dedicação. “Como não se emocionar ao atingir um Ideb de seis pontos nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Alcançamos a meta para 2022, no Brasil, ainda em 2020”, diz aliviada. 


Para ela, é uma gratificação também manter estabilizado o resultado de 5.3 para as séries finais, diante de tantos desencontros e desafios vindos da esfera federal desde 2016. “Nada pode deter educadores comprometidos, obstinados e carregados de sonhos de uma educação libertadora, capaz de formar gente mais ética e determinada a tecer um mundo melhor pela educação”, 


Para ela, o apoio do prefeito Paulo Piau, das famílias e dos alunos foi muito importante durante a trajetória, mas ela ressalta a gratidão aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e equipes técnica e administrativa das escolas e da Semed, que estiveram à frente pela busca de melhores resultados. “Estamos encerrando um ciclo de 8 anos, mas as conquistas até aqui realizadas ficarão”, finaliza. 


Os números – de acordo com o diretor de Ensino, Bruno Inácio, no Brasil todo houve uma queda do Ideb nos anos finais e Uberaba conseguiu se manter, portanto ele considera muito positivo. Além disso, ele ainda destaca que houve também um pequeno aumento na proficiência da matemática, que sempre foi um gargalo da educação básica. 


O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.


Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar