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Educação e Cultura

13/08/2020 - Semed faz apelo aos pais e alunos para devolução das atividades não presenciais

“Para aqueles que não estiverem devolvendo, o ano letivo ficará ainda mais comprometido”, diz Silvana Elias.

Mesmo não tendo uma data prevista para a volta às aulas presenciais de 2020, as equipes técnicas da Secretaria de Educação de Uberaba se anteciparam em diversas frentes de trabalho, mas uma preocupação é geral: a devolução das atividades não presenciais às escolas, que é uma das ferramentas para os alunos “comprovarem” a atividade durante a pandemia.

A secretária de Educação, alerta às famílias e responsáveis pelos alunos: “mais do que buscar na escola ou retirar do site as atividades, o mais importante é devolver porque será tudo registrado na vida escolar do aluno. Para aqueles que não estiverem devolvendo, o ano letivo ficará ainda mais comprometido, já que as atividades demonstram que o aluno está acompanhando a programação da escola. Os professores estão fazendo as correções e farão os registros das atividades na ficha de cada estudante”.

Preocupação que se justifica frente aos pareceres do Conselho Nacional de Educação, visto que a frequência e rendimento escolar serão validados pelas atividades não presenciais. Cabe a cada família a parceria com a unidade de ensino para que o aluno não fique ainda mais prejudicado nesse momento de pandemia. É essencial a entrega das atividades não presenciais e o constante contato com a unidade nas mais diversas ferramentas que estão sendo adotadas para a manutenção do vínculo e da aprendizagem escolar.

As habilidades não desenvolvidas em 2020 poderão ser trabalhadas em 2021 e 2022, para que os prejuízos ao aluno sejam minimizados. O aluno que não realizar a entrega das atividades não presenciais poderá ser retido em 2020 pelo não cumprimento da carga horária correspondente as atividades.

Valéria Cristina Silva Pereira é mãe de dois alunos da Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, que cursam o 8° ano e o 2° ano. “Mesmo tendo computador em casa, eu prefiro buscar as atividades nas folhas, porque acho de suma importância para as crianças exercitarem a escrita”, considera. A devolução das atividades em dia é prioridade para a mãe.

O aluno do 1ª ano, Pietro Alexander Silva Cabral Ribeiro, mostra as tarefas em um vídeo enviado à escola e chama os colegas para a responsabilidade: “Vamos fazer as nossas tarefinhas?”

Narjara Cristina Correa Mota tem duas filhas na Escola Municipal Monteiro Lobato e quando vai buscar as novas tarefas, leva as que as filhas já fizeram. Para ela, é importante para que os professores possam corrigir e entender onde os alunos precisam de mais atividades.

 

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

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