WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

05/06/2020 - Diretrizes para funcionamento do novo Centro de Processamento de Alimentos são discutidas

O projeto piloto do novo Centro de Processamento de Alimentos, idealizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está sendo reordenado para atender a população vulnerável de Uberaba. A proposta segue os atendimentos já realizados durante a pandemia do Covid-19 – como distribuição de cestas básicas, atendendo a determinação do prefeito Paulo Piau, que é prestar o atendimento social a quem de fato precisa. Para isso, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (4), com a presença do secretário de Desenvolvimento Social (Seds), Marco Túlio Cury, da adjunta Gabrielle de Palvas Andrade, da assessora Jurídica, Isabel Cristina Capuzzo de Paula Pires e do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável, Wellington Lima “Leon”. Os participantes atenderam as recomendações de biossegurança e regras de higiene em decorrência da pandemia da Covid-19.

O funcionamento do Centro de Processamento de Alimentos foi deliberado por meio do Diário Oficial do Município “Porta Voz”, no dia 3 de abril, onde foi autorizada a ocupação dos prédios destinados aos programas ‘Restaurante Popular’ e ‘Cozinha Comunitária’. O projeto atende também as determinações previstas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Além da Seds, a equipe de panificação da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), presidida pelo professor Eduardo Callegari, fará a produção de pães que serão distribuídos ao público assistido pela Seds, entre esses, os beneficiários do Programa Bolsa Família e instituições cadastradas.

Cury, que é especialista em Saúde Pública (Vigilância Sanitária e Epidemiológica), enfatizou que é preciso tomar medidas para o pleno funcionamento do Centro de Alimentos. “É um espaço restrito, em que até nós temos limitações para adentrar no prédio. É preciso cautela para preservar a segurança. Estamos falando de um espaço onde são manipulados alimentos que serão distribuídos para centenas de famílias. Além do mais, o espaço é usado pela Feti para o processamento de pães, que também serão destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nem sempre essas ações são de conhecimento de todos, pois atendemos a população em situação de vulnerabilidade, muitos desses em situação de rua. Mas não paramos um só um momento”, diz o secretário da Seds.

Ele explica que o trabalho da secretaria é voltado para o social e vai continuar atendendo da melhor forma. “Esse projeto é piloto e será usado como um ‘case’ para outros municípios, não só de Minas, mas de todo o Brasil. O Restaurante Popular não está funcionando, temos ciência disso, porém, muitos restaurantes no Brasil fecharam ao longo dos últimos anos e não queríamos isso para Uberaba. Por isso, todo o processo foi muito bem estudado. Utilizar aquele espaço, atendendo a quem de fato precisa, essa é a nossa missão e estamos cumprindo rigorosamente tudo que nos foi determinado”, destacou Cury que declarou que todo o projeto piloto foi acompanhado pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo funcionamento dos restaurantes populares em todo o País.

Segundo Leon, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável, a Seds vem cumprindo o seu papel “que é atender a família em situação de vulnerabilidade, atendendo a sociedade em geral, respeitando, protegendo, promovendo ações para garantir uma alimentação adequada e de qualidade”, destacou.

Os imóveis ficam na Avenida Nelson Freire, no bairro Leblon e Rua Itália e no bairro Boa Vista, respectivamente. De acordo com o decreto, o local atenderá emergencialmente as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e financeira. O funcionamento, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, terá fins de execução de programas e projetos descentralizados que incentivem a oferta de refeição e de hortifrutigranjeiros e outras atividades afins, no amplo aspecto social.

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar