WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/06/2020 - Professores e famílias recebem acolhimento de equipe multidisciplinar

A Escola Restaurativa foi implementada em unidades da rede municipal em Uberaba como uma ferramenta para a multiplicação da ‘Cultura de Paz’, orientada pelo projeto homônimo do Ministério Público de Minas Gerais/Promotoria de Justiça da Família de Uberaba. Agora, em casa e com incertezas, os círculos restaurativos estão acontecendo online, por meio dos multiplicadores da Secretaria Municipal de Educação. Antes, o foco era nos conflitos do ambiente escolar e, agora está na adaptação aos conflitos e ansiedades dos novos parâmetros para a educação.

Os Círculos Restaurativos Online, como são chamados, são direcionados aos professores que, voluntariamente se identificam para participar. Para Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Projetos Especiais da Semed a ação é um acolhimento aos professores, “principais atores do nosso cotidiano e que, ao retornarem à escola, deverão enfrentar muitas inconstâncias de humor, de situações conflituosas”. “Muitos deles estão em sofrimento, angustiados. Não sabemos o que vai acontecer após a pandemia. Por isso, as práticas restaurativas aparecem como escuta ativa e amorosa, de acolhimento. E se, a partir daí, eles sentirem necessidade de acompanhamento mais próximo, a equipe se disponibiliza inclusive para encaminhá-los à rede municipal de saúde”, explica.

Fernanda Roqueti, diretora de Apoio à Educação Básica, complementa que a Semed ainda colabora para o atendimento ao professor que encontrará na volta às aulas, situação inusitada. “Portanto, é importante esse acolhimento agora, visto também que a rede de saúde está com uma demanda excessiva de outros atendimentos”, observa.

Já o projeto Escola e Família atende 14 escolas da rede municipal de Uberaba e tem como objetivo valorizar a família e inseri-la no contexto do cotidiano escolar dos filhos, conhecendo e se informando melhor sobre os assuntos, muitas vezes, de acordo com a diretora, tabu para muitos. A equipe está em plantão para atender alunos e familiares neste tempo de distanciamento social, Pelo telefone 3318 0762, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 12horas e das 13 às 18horas. É um acolhimento emergencial para as famílias e alunos que já eram atendidos pela rede.

A equipe multidisciplinar do Programa Escola e Família, do departamento de Projetos Especiais, realiza diversas atividades e atendimentos sobre assuntos como bullying, suicídio (automutilação), abuso sexual intrafamiliar, identidade de gênero e alienação parental. São temas - segundo Gleicemar - recorrentes no cotidiano escolar que precisam ser falados. É uma formação de multiplicadores.

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar