WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/04/2020 - Secretaria de Educação disponibilizará site para atividades complementares

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação lança, na próxima segunda-feira (20), um site com atividades complementares para que alunos da rede municipal possam se reaproximar da escola, mesmo em estado de isolamento social. O site foi criado pela equipe do Departamento de Tecnologia Educacional (Detic) e é um endereço aberto, portanto, qualquer pessoa poderá acessá-lo. O material está sendo elaborado por pedagogos, professores e técnicos educacionais da Semed.

Durante as últimas semanas, internamente, a equipe da Semed fez diversos planejamentos e até reuniões online, inclusive com o Conselho Municipal de Educação (CME), para elaborar um plano de ação para suprir a demanda de diversas famílias de Uberaba.

A secretária de Educação, Silvana Elias ressalta que o momento é de unir forças para que o tempo ocioso dos alunos seja transformado em aprendizagem e conhecimento. O site é uma alternativa para que os alunos não sofram mais prejuízos e a relação aluno-escola não se desfaça, caso a suspensão de aulas seja estendida por mais tempo. Ela enfatiza a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e também da União dos Dirigentes Municipais (UNDIME), pela elaboração e disponibilização de atividades para que se fortaleça o vínculo com a escola. 

Ciente da atual crise econômica e preocupada em garantir que todos tenham acesso às atividades complementares propostas, a Semed disponibilizará material neste site e também impresso, de acordo com o ano em que os alunos estão matriculados, do pré-escolar até o 9ºano.

Os pais ou responsáveis que precisarem do material impresso deverão retirá-lo, preferencialmente, nas escolas ou CEMEIs em que os filhos estão regularmente matriculados, as terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas, período nos quais as escolas estão abertas para atendimento às famílias.

Para os alunos residentes no Jardim Anatê e Residenciais Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento, Alvorada e Girassóis, a Semed organiza a entrega nos bairros do material impresso. Os alunos que residem na zona rural, matriculados nas escolas do campo, receberão esse material  em suas residências, uma vez por semana.

Para as crianças de zero a três anos, serão ofertadas atividades que envolvam jogos, brincadeiras, histórias e fantasia (ludicidade e o imaginário), para serem praticadas com o apoio e a participação dos pais/responsáveis. 

 

Para as turmas de Pré I, Pré II e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), a proposta é:

- quem utilizar o site, registrar os resultados em um caderno (escrever e ilustrar com colagens, desenhar, colorir, etc);

- quem não tiver disponibilidade para utilizar o site, pode retirar o material impresso na escola;

- tanto os alunos que registrarem os resultados no caderno, quanto os alunos que retirarem o material nas escolas devem, após realizarem as atividades, organizar o trabalho em um envelope, ou em um saco plástico, ou ainda, numa caixa de camisa, ou outro lugar seguro para manter o material intacto para que, no retorno das aulas, o mesmo seja entregue aos professores e analisado pela equipe pedagógica, já que as habilidades trabalhadas nas atividades estão de acordo com dois importantes documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

As atividades serão postadas semanalmente e estarão disponíveis em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online, todas as segundas- feiras, a partir das 18 horas.

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar