WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

03/04/2020 - Covid-19 - Prefeitura cria ‘Saúde Mental na Escuta’ para apoiar população durante pandemia

A partir da próxima segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará para a população novos serviços de call center através do ‘Saúde Mental na Escuta’ . O objetivo é acolher a comunidade em razão da pandemia de Covid-19, em que a população pode passar por momentos de pressão psicológica devido ao isolamento social. O novo serviço atende à Lei federal 8.808/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde.


Segundo o coordenador do Departamento de Saúde Mental da SMS, o psicólogo Sérgio Marçal, o serviço surge para responder à necessidade de acolhimento emocional qualificado à população em virtude do isolamento social. “A alternativa encontrada pela Secretaria de Saúde foi oferecer escuta e orientação qualificada como medidas preventivas. Segundo ele, diante do reflexo que o isolamento social pode causar nas pessoas e na sociedade como irritação, alterações de humor e alterações de comportamento é preciso acolher por meio de profissionais da área que já atuam na rede municipal. A medida – explica o coordenador – por de evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das  que já apresentam algum tipo doença psiquiátrica”.


O secretário de Saúde, Iraci Neto, destaca que toda a equipe da Secretaria vem trabalhando intensamente no preventivo e no tratamento da doença. “O distanciamento das pessoas vem causando uma pressão na saúde mental. Esse é momento de acolhimento para toda a comunidade, não apenas aquela que busca atendimento via SUS. Essa é a proposta do tele-atendimento de acolhimento à saúde mental: oferecer um espaço para o desabafo, para exposição de limitações e angústias. Dessa maneira teremos forças para continuar a seguir no combate a esse vírus que avança em todo o Brasil”, destaca o secretário.


Estrutura. O serviço contará com 13 profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais disponíveis 12 horas por dia a partir da próxima segunda-feira (6) das 7 às 19 horas. Os telefones são: 3325-8391, 3314-8101, 3314-8707, 3316-1328, 3321-7642 e 3314-7277.

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar