WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

27/03/2020 - Regras para funcionamento do comércio serão mantidas em Uberaba até novas determinações

Manhã dessa sexta-feira (27) foi de reuniões na Prefeitura de Uberaba. O prefeito Paulo Piau reuniu o comitê Técnico Científico, além do Comitê Estratégico de Crise, para avaliar os dados do panorama da Covid-19 no mundo, Brasil, Minas Gerais e Uberaba. De acordo com ele, foram feitas as análises das recomendações do Governo Federal e dos decretos vigentes do governo do Estado e do município, com orientação do Ministério Público e alinhamento das informações mais significativas.

De acordo com Piau, a data fixada de 30 de abril, no decreto, talvez tenha assustado a comunidade.  “Tecnicamente é a quarentena recomendada, mas as determinações por ora estão mantidas e o objetivo é reavaliar na próxima semana, dia 5 de abril, um panorama mais apurado com resultados de laboratórios privados pagos com recurso da prefeitura. Assim, até o dia 5 prevalece o decreto vigente. É uma avaliação hora a hora, estamos permanentemente reunidos e avaliando tudo. Por enquanto permanecem as mesmas regras e o isolamento social”.

Questionado sobre o posicionamento do governador Romeu Zema, que, segundo informações, pretende flexibilizar as medidas na próxima semana, Piau declarou que evidentemente haverá o posicionamento de acordo com que o Estado publicar e normatizar de fato. “Até que novas medidas sejam determinadas e publicadas, o que vale é o decreto vigente”.

Comércio – Paulo Piau observou que a determinação do decreto vigente não impede os comércios em geral de manterem funcionamento. As comercializações podem ser mantidas conforme a observação das regras, que estabelecem o distanciamento, mas permitem, por exemplo, o delivery e teleatendimento. O prefeito também comentou sobre a questão da carreata, movimento a favor da reabertura normal do comércio. Ele foi enfático ao reforçar que as decisões não são tomadas sobre pressão e nem com viés político ou partidário.

“Aqui tem decisão técnica. Temos que cuidar da economia sim. Mas estamos absolutamente conscientes de que isso é uma dosagem e que precisa existir equilíbrio nessa hora, pra que tudo seja feito com a dosagem correta. Se tiver que ter mais abertura teremos, mas sem deixar que o vírus se dissemine. Isso é importante porque não há rede hospitalar no Brasil, em Minas e nem em Uberaba, considerando atendimento regional a 27 municípios, capaz de absorver uma epidemia”, frisou Paulo Piau.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar