WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/03/2020 - PMU investe em formação de professores e é pioneira em atualização profissional

O prefeito Paulo Piau recebeu equipe da Secretaria de Educação/Diretoria de Ensino para apresentação das atividades do Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador Professora Dedê Prais. Presentes representantes de instituições de ensino de Uberaba, principalmente de universidades parceiras, como a UFTM, o IFTM e a Uniube, convidados para conhecer os projetos e demandas da escola pública municipal, no que tange a parcerias. Entre os assuntos principais foram mostrados pontos importantes sobre a evolução da Formação Profissional na rede municipal, bem como a sua relevância para o ensino-aprendizagem.

Após a apresentação da ‘linha do tempo’ e das atividades da Casa do Educador, Piau lembrou que a atualização dos profissionais, em qualquer parte do mundo é essencial. “O conteúdo que os professores estão recebendo por meio da Casa do Educador é uma grande oportunidade de crescimento profissional e, consequentemente, da educação no Município, porque vai refletir na sala de aula”, enfatizou.

Silvana Elias, secretária de Educação, completou citando que os Grupos de Liderança colocam o protagonismo em evidência. Para ela, os cursos abrangem assuntos muito diversos, que atendem aos professores de todas as etapas da educação como: Práticas Pedagógicas em Movimento; Cultura Brasileira na Música Popular; Jogos e Inteligências Múltiplas; Google for Education; BNCC na prática; Educação Financeira, dentre outros. “Isso mostra também que o nosso planejamento está em dia e quem ganha são os professores, mais valorizados com oportunidade de se atualizar gratuitamente”, comenta.

Maria Beatriz Domingos, chefe do Departamento de Formação Profissional indica que Uberaba é pioneira na implementação da formação continuada e na política de formação profissional, entre os municípios da região. No redimensionamento dessa proposta, pode-se citar atividades como o XXIV Congresso de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro, Seminários, Parcerias com IES, Parcerias com outras instituições como ICBEU, Sebrae e Mosaic Educa.

 

Linha do tempo

 

1989 – 1992: Constituição dos grupos de formação permanente de professores da Rede Municipal de Ensino.

1993 – 2004: Institucionalização da Formação Continuada de Professores e a criação do CEFOR, enquanto espaço de formação.

2005 – 2012: Encerramento das atividades do CEFOR e institucionalização da Formação Continuada em Serviço, realizada no espaço escolar.

 

2013 – atual: Gestão Prefeito Paulo Piau e Secretaria de Educação Professora Silvana Elias.

·        Formação Continuada de Professores em consonância com a filosofia da Secretaria de Educação “Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma”.

·        Instituição da Casa do Educador Professora Dedê Prais, primeiro por meio de Decreto n°2.319 de 16/05/2014 e posteriormente a CAED foi criada pela Lei n° 1.112 de 21/08/2019.

 

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar