WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/02/2020 - Bicentenário de Uberaba já está incorporado às atividades das escolas municipais

O Bicentenário de Uberaba será comemorado durante todo o ano pela Prefeitura de Uberaba e na Rede Municipal de Ensino a programação é especial. A Secretaria de Educação recebeu o desafio de incluir nas atividades de 2020 ações voltadas para a inclusão do patrimônio histórico,social, cultural, político, econômico, educacional e cultural de Uberaba no planejamento das escolas.

A Diretoria de Apoio à Educação Básica e o Departamento de Arte e Cultura da Semed abraçaram a causa e já planejaram e multiplicaram as diretrizes para os gestores e professores. As atividades em sala de aula serão estruturadas por meio de uma Linha do Tempo e cada unidade deverá escolher uma ou mais áreas: educação, agronegócio, turismo religioso, turismo ecológico, agricultura, pecuária, palenteologia ou arquitetura, para o aprofundamento nos estudos e nas pesquisas.

As pesquisas, os estudos e as coletas dos documentos (registros, relatos, vídeos e fotos), terão apoio das repartições públicas como as Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, no Arquivo Público e também na própria comunidade local.

Além da Linha do Tempo, as escolas realizarão uma Exposição do Bicentenário de Uberaba e um vídeo educativo, em dia letivo na escola, com produções científicas e culturais realizadas durante o desenvolvimento do projeto, com o envolvimento da comunidade educativa e comunidade local.

A programação do Bicentenário nas escolas de Uberaba terá subprojetos

Cápsula do Tempo: tem como objetivo promover a memória do momento histórico da cidade de Uberaba, em textos e desenhos produzidos pelos alunos da rede municipal de ensino, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, para serem abertos daqui a 10 anos, com o tema “O que desejo para a cidade de Uberaba”. As mensagens serão guardadas em um monumento especial, denominada Cápsula do Tempo, construído para este propósito, para serem abertas daqui a 10 anos. 

Espetáculos Artísticos: tem como objetivo promover a participação de talentos artísticos da Rede Municipal de Ensino em eventos especiais do Bicentenário de Uberaba. As apresentações artísticas serão constituídas por grupos de talentos artísticos, que realizarão estudos, práticas e ensaios, garantindo assim, a qualidade artística do evento. 

Semana Cultural Patrimonial: com participação das unidades escolares, a Semana da Cultura Patrimonial, promovida pela Secretaria de Educação, será realizada em novembro de 2020. Este evento será a culminância de todas as atividades do Projeto Bicentenário de Uberaba na Rede Municipal de Ensino. O planejamento deste grande evento será feito no 2º Semestre.

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar