WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/02/2020 - Escolas municipais já iniciam ano letivo com projetos voltados ao Bicentenário de Uberaba

Na Escola Municipal Professora Stella Chaves, os professores estão trabalhando com fotografias antigas e atuais dos principais pontos da cidade. Os alunos responderão um questionário que culminará na produção de um mural sobre aspectos históricos e geográficos da cidade. A diretora Soraia Espíndola já está preparando visitas ao Arquivo Público e pontos turísticos da cidade. Ainda na geografia, será confeccionado o mapa de Uberaba, a partir do guia de endereços, atualizado, explorando as coordenadas geográficas do município.

Já na Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, os alunos do 6º ao 9º ano participarão da Rádio Escola, direcionada aos 200 anos da cidade. O professor Cláudio Severino Borges, de história, mobilizou os colegas para o desafio. Já em funcionamento a Rádio Escola tem como objetivos realizar atividade educativa que valorize a comemoração do segundo centenário da cidade de Uberaba; resgatar a contribuição teórica de importantes pesquisadores que contribuíram com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; levar para a escola a contribuição das tecnologias modernas, sobretudo o celular e a internet que se entranharam na cultura dos alunos, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem e relacionar as teorias pedagógicas, filosóficas, didáticas e da psicologia da Educação com as inovações tecnológicas da atualidade no processo de ensino-aprendizagem.

O sistema de som da Rádio Escola se baseia no equipamento instalado na escola constituído de caixinhas de som nas salas de aula de onde são ouvidas as palavras ditas em um microfone na secretaria. Os desafios propostos aos alunos a serem realizados pelos professores constituem-se em pesquisas e atividades que utilizam recursos da escola como UCAs, internet, etc.A página de facebook criada para postar as atividades dos alunos foi elaborada pela professora de informática que orienta o seu uso.São utilizados 20 minutos por semana para a realização da programação com a ajuda dos professores, gestores e funcionários. A programação foi iniciada no dia 13 de fevereiro de 2020 e deverá se encerrar no final do mês de junho.

No Cemei Tutunas, o tema é Uberaba 200 anos - “Descobrindo seus Tesouros”! e será trabalhado durante todo o ano letivo dividido nos quatro bimestres com os seguintes subtemas: 1 º bimestre: Minha memória, minha história (identidade e história de vida da criança inserida na família, escola, bairro, cidade); 2 º bimestre: “És solo formoso, terra gentil (agricultura/ pecuária); 3 º bimestre: “Um novo olhar sob o céu de anil”!(voltado para a arte e cultura); 4 º bimestre: “Correr, pular, sorrir e dançar nesse sertão valoroso”! (esporte e lazer). Os subtemas foram inspirados no Hino de Uberaba.

No Cemei Maria Emerenciana Cardoso, a gestão optou por visitas a pontos turísticos, como Peirópolis, ABCZ, pois as crianças são de idades entre 2 e 5 anos.

Já no Cemei Nossa Senhora de Lourdes, os alunos também farão visitas. E o trabalho sairá da escola, com participação da família, com história do bairro e de pessoas que foram importantes para a construção da cidade.

Na Escola Municipal Monteiro Lobato, os professores estão trabalhando o Hino de Uberaba, a bandeira e também fazendo um paralelo entre o passado e o presente.

Importante informar que todas as 73 unidades estão direcionando as atividades pedagógicas e interdisciplinares para o tema Uberaba 200 anos.

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar