WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

14/02/2020 - Nabut é o novo superintendente do Arquivo

Numa fala cheia de metáforas e analogias, alguma irreverência e ideias bem contextualizadas o novo superintendente do Arquivo Público Hidelbrando de Araújo Pontes, jornalista Jorge Alberto Nabut, tomou posse nesta manhã (14). Valorizou cada colaborador da autarquia e chamou a cada um de todos os uberabenses à responsabilidade de preservar a memória e construir novas histórias e, para tanto, adotou um discurso em formato de testamento. Antes, presenteou Uberaba e especialmente o acervo do Arquivo com apólices da Câmara Municipal de Uberaba datadas de 1923 que ele adquiriu com recursos próprios em leilão no Rio de Janeiro.

Nabut chega ao comando do APU com currículo bem construído na área da cultura quer como jornalista (Jornal da Manhã), escritor e com vasta experiência no serviço público. Foi o primeiro funcionário da Fundação Cultural, onde permaneceu durante 23 anos. Como diretor da Fundação pensou e executou os museus dos Dinossauros, de Arte Sacra (após reformar a igreja Santa Rita) e de Arte Decorativa (MADA). E foi também ele quem fomentou a criação do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e do Arquivo Público que agora comanda. 

Ciência e sapiência foram duas palavras de destaque na fala de posse do superintendente que pretende não deixar passar em branco os 35 anos do Arquivo Público este ano coincidindo com o bicentenário da cidade.

O Arquivo Público de Uberaba está ligado á Secretaria de Administração. O titular da Pasta, Rodrigo Vieira, destacou a ex-superintendente Marta Zednick e a gratidão ao seu empenho e trabalho com afinco. Ao novo superintendente apontou a certeza de que o nome foi muito bem acertado.

As formações de Jorge em ciências exatas (ciências econômicas e engenharia civil) foram descontraidamente citadas pelo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, engenheiro João Eurípedes Sabino, como ‘eventualidades’, ilustrando seu entendimento de que na verdade Jorge nasceu para ser um homem de história e da cultura, áreas pelas quais muito ‘constrói’ e ‘soma’.

O prefeito Paulo Piau destacou a confiança em Jorge Alberto e o seu preparo para a função e reconheceu o ‘belo trabalho’ de Marta Zednick. Conta que por sua vontade o Arquivo estaria abrigado na Fundação Cultural, mas que recomendações legais são de que deve estar sob o guarda chuva da Secretaria de Administração. Piau demonstrou seu comprometimento com a cultura. Como deputado estadual contribuiu para a informatização do Arquivo e indicou homenagem da Assembleia Legislativa ao centenário Jornal Lavoura e Comércio. Como prefeito garantiu que o acervo do diário centenário extinto permanecesse em Uberaba. Além disto, Piau ressaltou os investimentos feitos no segmento de turismo cultura e lazer, destacando a reurbanização da Praça da Mogiana (onde está o Arquivo) e a revitalização da Maria Fumaça que já estão com recursos garantidos.

Jorn. Gê Alves

Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar