WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/02/2020 - Famílias receberão calendários com imagens feitas por alunos com deficiência

Grupo de Acolhimento às Famílias da Rede Municipal realiza o primeiro encontro de 2020

Famílias de alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal serão acolhidos pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação, por meio do projeto Grupo de Acolhimento às Famílias (GAF), realizado pelo Departamento de Educação Inclusiva. O encontro será no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, nesta quarta-feira (12), às 18h30. Um dos momentos mais importantes será a entrega dos calendários com imagens produzidas pelos alunos do Projeto Labor.

Para a chefe do Departamento de Inclusão, Denise Scussel, o trabalho polo em Uberaba pensa de forma mais abrangente e procura atender não só a pessoa com deficiência, mas compreender também a realidade dessas famílias.

Por isso, o GAF foi criado em 2016, com a proposta de acolher e auxiliar as famílias a identificarem suas necessidades, dificuldades e potencialidades. É também um ato de cuidado com as famílias, que precisam lidar com sentimentos em relação à deficiência. “Nesse sentido nós profissionais da educação nos sentimos corresponsáveis com essa tarefa com as famílias”, completa. Para ela, o projeto possibilita momentos para interação entre familiares que vivenciam questões similares, o acolhimento, escuta, orientações de suas dificuldades, angústias e uma melhor compreensão sobre a condição da deficiência dos filhos, fomentando o estímulo, apoio, confiança, atenção, segurança e liberdade no desenvolvimento individual e familiar.            

O Departamento de Inclusão oferece formação aos profissionais para que se preparem para conviverem com as diferenças, intervindo de maneira adequada. A importância da participação de familiares de pessoas com deficiência em grupos de intervenção e programas de auxílio é uma estratégia de apoio e compartilhamento de vivências com outras pessoas que convivem com a mesma realidade, visando a reflexão sobre recursos de enfrentamento e minimização do estresse.

Em 2019, foram atendidas 190 pessoas por meio deste projeto. Em 2020, as propostas são de ampliar o atendimento. Uberaba é referência em educação inclusiva para 39 municípios da região.

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar