WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

04/02/2020 - Prefeitura promove congresso regional para discutir inclusão e acessibilidade

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Departamento de Proteção Social Básica, através do Projeto de Inclusão Social Portas Abertas realizou nesta terça-feira (4) o IV Congresso Regional da Pessoa com Deficiência com o tema "Nada sobre nós sem nós: da integração à Inclusão". O evento aconteceu no Instituto de Cegos do Brasil Central com 567 inscritos de 12 cidades da região.

Presentes na abertura do congresso o prefeito Paulo Piau, a primeira-dama Heloísa Piau, o vereador Agnaldo Silva representando a Câmara, o secretário do Desenvolvimento Social Marco Túlio Cury, o presidente do Instituto de Cegos do Brasil Central Felício de Jesus Dias Costa e o diretor geral da Usina Santo Ângelo, Renato Rock Paixão.

Paulo Piau ressaltou a importância de eventos como esses para a o avanço das políticas públicas voltadas ao acolhimento e a inclusão das pessoas com deficiência. “Uberaba é um município inclusivo visto o que acontece na educação. Somos referência para o Estado e poderíamos dizer até ao País, na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas públicas municipais”, destacou. O prefeito evidenciou também o trabalho da Secretaria de Saúde com parcerias com as instituições e conclui seu pensamento dizendo acreditar que o mundo será melhor a partir do momento em que pessoas com deficiência forem mais incluídas na sociedade.

Para Cury a proposta do tema do congresso foi de abordar questões para que os deficientes se tornem protagonistas na construção das políticas públicas que os beneficiem. “Tivemos grande avanço na discussão dos eixos. Sabemos que Uberaba está à frente de vários municípios em relação a essas políticas. Temos a preocupação com a acessibilidade nos novos projetos de construções e de reformas aprovados pela Prefeitura, além da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, reforçou.

Durante o congresso aconteceram palestras com a psicopedagoga Michelli Sabatini, com a auditora fiscal e chefe da fiscalização da Gerência Regional do Trabalho Raquel Baldo, com a analista de educação inclusiva do Senac-Uberlândia Kellen Gonçalves e com a psicóloga e educadora social na Rede Cidadã Bárbara Martins Souza.

O evento contou apresentações dos alunos da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Brasileira Reabilitação Alfabetização Crianças Especiais (Abrace) e Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). Foram oferecidos dez minicursos e presentes as tradutoras e intérpretes de libras Ariany Palhares e Josiene Cristina de Oliveira.

Jorn. Lílian Veronezi 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar