WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/01/2020 - Aluno da rede municipal passa a integrar time profissional de Handebol Esporte Clube Pinheiros

 A Rede Municipal de Ensino avança na gestão do prefeito Paulo Piau em relação ao atendimento de crianças e adolescentes em Tempo Integral, da educação infantil até o 9º ano. Atualmente, o Município atende, no Tempo Integral, cerca de 12 mil estudantes, que são distribuídos em três categorias: Educação Infantil em Tempo Integral, Tempo Integral I, em que os alunos de 1º ao 3º ano ficam na escola, e o Tempo Integral II, em que os alunos retornam para atividades nos núcleos e nas escolas. 

Um dos alunos do Tempo Integral II da Escola Municipal Santa Maria é Rafael Albino, de 13 anos. Além de “aluno exemplar ”, como é descrito pelos professores, o jovem se destaca com o desempenho no esporte, despertando interesse em alguns clubes em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Nesta quinta-feira (16), ele participará de uma competição interna e, dia 04 de fevereiro, será a apresentação definitiva dele para o time Handebol Esporte Clube Pinheiros, que é uma equipe profissional de handebol brasileiro do clube poliesportivo de mesmo nome, sediado na cidade de São Paulo. O jovem será acompanhado pelo pai.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal Santa Maria, Rodrigo César Alves de Araújo, fala que os professores sempre elogiam o aluno não só pela disciplina. “A prática do esporte agrega valores para a vida toda. Pela lei o Rafael não pode ser contratado pelo Pinheiros até completar 16 anos, porém o clube ofertou toda assistência escolar, médica e alimentação para que ele represente o time”, pontua Rodrigo.

Além do desempenho do Rafael, o coordenador enfatiza a necessidade de se trabalhar as atividades extras nas escolas. “É uma conta que tem dado certo e para nós da educação é ótimo presenciar o reconhecimento desse jovem. Temos o Tempo Integral II que nos oportuniza descobrir talentos”, declara Rodrigo, destacando tanto o empenho da secretária de educação de Uberaba, Silvana Elias, quanto da diretora da Escola Municipal Santa Maria, Valéria Salgado Santos Cruz. “Elas levantam a bandeira do Tempo Integral e não medem esforços para manter essa proposta que tem dado certo”.

A chefe do Departamento de Educação Física Escolar (DEFE), Mariana Oliveira, concorda sobre a importância do Tempo Integral como ferramenta da Educação. “Os meninos querem ocupar o tempo deles, então vamos ocupar com coisas boas como o esporte que molda a disciplina. O Rafael entrou em contato com o Pinheiros e a família se organizou para que ele participasse da seletiva. Entre 40, nove foram selecionados”, declara Mariana.

Em Uberaba, Tempo Integral II acontece em 46 unidades da Rede entre escolas, Cemeis, Cemea Boa Vista, Casa do Menino, CEU das Artes, Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE), Núcleos do Residencial Rio de Janeiro e Residencial Pacaembu e oficinas do Circo do Povo – itinerante.

 

Estagiária Jorn. Ana Rizieri 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar