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Educação e Cultura

11/01/2020 - Alunos da rede municipal classificados no IFTM receberam atendimento educacional

Uberaba é referência no Brasil em educação inclusiva. Afirmação é da secretária de Educação Silvana Elias apontando que nos últimos anos a Prefeitura investiu muito para oferecer ensino de qualidade 26 mil crianças e adolescentes atendidas pela Rede, sem discriminação. Só na educação inclusiva, são cerca de dez projetos que abrangem desde o atendimento ao aluno com deficiências, síndromes ou problemas de aprendizado até o acolhimento às famílias. Fruto desse investimento é a classificação de alunos da Inclusão para Cursos de Técnico Integrado ao Ensino Médio Presencial do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).


Além dos alunos que aguardam na lista de espera, a Escola Municipal Uberaba contabilizou 15 aprovados, dentre eles três do Atendimento Educacional Especializado, o AEE: Pedro Felipe Ferreira de Oliveira realizou atividades flexibilizadas desde o primeiro ano; João Vitor Santiago de Paiva teve aulas com a professora de apoio Renata Maiolino e está na escola desde o quarto ano; Samuel Caixeta Marsinotto teve a professora de apoio Liliane Mariela Cherin e está na escola desde o segundo ano.


A chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, reforça a importância de trabalhar as especificidades de cada indivíduo na educação através do AEE. “Nesse momento, são trabalhadas as dificuldades específicas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), realizado pela professora do AEE em parceria com a professora regular”, destaca. É o atendimento realizado no contra turno da escola. Um serviço da Educação Especial que tem como objetivo trabalhar as defasagens pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais específicas.


A diretora da Escola Municipal Uberaba, Gislene de Freitas Rocha, destaca que esta é a inclusão dos meninos no mercado de trabalho de fato, porque viabiliza a formação profissional deles. "Isso mostra o quanto o Departamento de Educação Inclusiva é fundamental nesse percurso porque orienta a escola. Faz toda a diferença para a escola na manutenção do suporte entre os indivíduos escola-aluno-família-comunidade garantindo, assim todos os direitos da criança", declara Gislene.


Gislene reforça que a inserção de alunos com qualquer tipo de deficiência em todas as etapas escolares é uma via de mão dupla para garantir, também, que os caminhos sejam flexibilizados para as demais etapas educacionais de forma que todos consigam a conclusão do curso.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri - 10/01/2020

 
 
 

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