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Educação e Cultura

27/12/2019 - Índices de aprovação na Rede Municipal de Ensino crescem e os de abandono e reprovação diminuem

Estudos internos, do Sistema Acadêmico, indicam que o ensino está no caminho certo em Uberaba

Equipe da Diretoria de Ensino, da Secretaria de Educação divulgou hoje o resultado extraoficial de um estudo interno de rendimento de escolas e alunos, com base em dados do Sistema Acadêmico da Rede Municipal. Bruno Inácio, como diretor de Ensino, coordena a pesquisa e já faz um comparativo.

Em 2019, o percentual de aprovação foi de 95.5%, enquanto em 2017, o mesmo índice foi de 92,8%. Crescimento de 2.7%. Já os dados de abandono escolar, apontam que em 2019, houve uma baixa de 1.4% em relação a 2017. O percentual de reprovação também diminuiu em 1.4%, saindo de 4.2% em 2017 para 2.8% neste ano.

Para Bruno, os resultados provam o trabalho intenso e persistente que começa já no início do ano letivo, com as avaliações diagnósticas, que indicam como está o nível de aprendizagem do aluno. A partir desses dados, os assessores pedagógicos, coordenadores e professores podem montar um plano para melhor aproveitamento do conteúdo e do conhecimento aliado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que deverá ser aplicada em 2020, oficialmente nas escolas brasileiras.

Ele também cita diversas estratégias pedagógicas que fazem a educação municipal de Uberaba ser destaque em vários quesitos. Os dados analisados comprovam a eficácia dos acompanhamentos realizados pela equipe da Semed, como forma de auxiliar no desenvolvimento íntegro dos alunos.

“Consideramos como importante, o crescimento gradativo a cada ano e, acima de tudo, prezamos pela formação integral de nossos alunos, pois são índices que impactam indiretamente vários outros, sejam econômicos, sociais ou mesmo culturais”, completa Bruno.

BNCC – A Rede Municipal de Ensino de Uberaba se baseará nas especificidades regionais, seguindo as diretrizes da Resolução nº 470, de junho de 2019, que institui e orienta a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais na educação infantil e no ensino fundamental. Assim, a Rede Municipal estará inserindo os parâmetros da BNCC às práticas pedagógicas que têm como característica o compromisso com a educação humanizadora, que produza transformação e impulsione a revisão permanente da prática educativa nas unidades escolares.

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

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