WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

26/12/2019 - Ação estratégica da Seds realizou mais de cinco mil atendimentos à população idosa

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Projeto Canto e Prosa, realizou 5.622 atendimentos à população idosa do Município durante todo o ano de 2019. O projeto faz parte do Programa Municipal de Atenção Integral ao Idoso e é desenvolvido pela Seção de Atendimento Especial à Pessoa Idosa.

Gabrielle de Palvas Andrade, chefe de Departamento de Proteção Social Básica, informa que o Canto e Prosa é um serviço oferecido na modalidade de atendimento em grupo e que conta com atividades como o Clube de Leitura, o Grupo de Teatro Trupe da Alegria, o Coral En-Cantos da Primavera, e o Grupo de Convivência Sexta Feliz. A chefe de Departamento enfatiza que o projeto é uma ação estratégica da Seds e que, apesar de ser basicamente oferecido na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), ele já alcançou grande impacto social nos diversos bairros, incluindo zona urbana e rural, em espaços comunitários e nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).

“Podemos dizer que esse ano foi muito positivo, apesar de algumas dificuldades que temos para realizar as atividades”. Gabrielle diz também que houve uma grande participação das famílias nas atividades esse ano se comparada ao ano passado, e foi notável a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos idosos. “Pudemos constatar melhora na qualidade vocal do coral e na qualidade da expressão teatral dos envolvidos na Trupe. Verificamos ainda uma melhora na qualidade dos textos e na produção literária dos integrantes do Clube de Leitura. Mais ainda, constatamos o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais dos idosos”, afirma.

A participação da educadora social Sueli Gonçalves, responsável pela coordenação, avaliação periódica dos resultados e na elaboração dos planos de intervenção para auxiliar os idosos, quando necessário, é vista pela equipe do projeto como uma das protagonistas da ação. “Assim realizamos uma ação preventiva quando pensamos na saúde e bem-estar dos idosos e quando necessárias ações de remediação”, ressalta.

Para Gabrielle a parceria com a Ong Caravana da Alegria, o trabalho de voluntários, além da doação e empréstimos de materiais por parte dos idosos participantes do projeto possibilita a realização de algumas ações de extensão comunitária, como visita às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e em outros espaços de maior concentração de pessoas.

Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar