WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/12/2019 - Trabalhadores que não terminaram os estudos poderão se inscrever na EJA pelo SINE Municipal

Pensando em impulsionar os estudos e aumentar inserção no mercado de trabalho sob a perspectiva da escolaridade, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão, em uma parceria inédita, intermediar no Sine Municipal o encaminhamento de trabalhadores que não tiveram oportunidade de terminar os estudos para os cursos do programa EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O coordenador do Sine Municipal, Élder Árcega, explica que como maior intermediador de vagas de emprego no Município, no Sine Uberaba observa-se diariamente que um grande número de trabalhadores não possui a escolarização necessária para possibilitar a sua inserção no mercado de trabalho. “Com a possibilidade de inscrição no próprio Sine, queremos direcionar a Secretaria de Educação o maior número de trabalhadores para que eles possam continuar seus estudos e, consequentemente, terem mais possibilidades no mercado de trabalho”.

O secretário José Renato Gomes avalia que esta é uma ação significativa e de extrema importância a nível social. “Incentivar que o trabalhador continue seus estudos é abrir grandes portas de crescimento profissional que vão possibilitar mais empregabilidade e mais dignidade a diversas pessoas que se encontram desempregadas. Esta é uma visão social que mostra a preocupação da Prefeitura de Uberaba em trabalhar o desenvolvimento econômico com olhar para todos, sobretudo para quem mais precisa”, declara o titular da Sedec.

A assessora da EJA, da Secretaria de Educação, Edilamar Adriano, considera a parceria uma grande oportunidade aos trabalhadores e explica: “atendemos alunos do ensino fundamental que, por algum motivo, não puderam terminar os estudos. É uma chance deles voltarem à escola e melhorarem as perspectivas de vida, inclusive de autoestima, por se sentirem mais produtivos e com novos horizontes. Estamos esperando todos para conhecerem melhor o trabalho da rede municipal na EJA”, completa.

Inscrição – Os interessados em se inscrever na EJA por meio do SINE Municipal deverão apresentar o Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento; RG e CPF; Cartão do SUS; Comprovante de Residência e Histórico Escolar ou Declaração de transferência. O encaminhamento para matrícula será direcionado ao núcleo da Escola Municipal Frei Eugênio. O SINE fica na rua Vigário Silva, 309 - Centro, com atendimento das 8h às 17h.

O programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA é a oportunidade para as pessoas, acima de 15 anos, que não terminaram os estudos. No caso da rede municipal, até o 9º ao do ensino fundamental. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, assim possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

As disciplinas da Educação de Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar