WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

13/12/2019 - Políticas públicas voltadas aos idosos avançam no Município

Cotrapondo falta de repasses dos governos estadual e federal, doações de empresas somam R$5 milhões

 

Nos últimos anos, Uberaba apresenta aumento da longevidade de sua população, acompanhando o novo padrão demográfico nacional que caminha para se tornar uma sociedade majoritariamente idosa, segundo dados do Censo Demográfico de 2018. Com quase 50 mil idosos (Fonte: Datasus), a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Seds, vem implementando e ampliando cada vez mais as políticas públicas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados a este público.

O secretário da Seds, Marco Tulio Cury, realça que atualmente no município, há tratamento igualitário entre todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) assistidas pela Prefeitura. “Um grande avanço foi o Marco Regulatório, onde o Ministério Público, junto com o Conselho do Idoso e a Seds trabalharam em diversos pontos prioritários, principalmente no acréscimo do valor repassado por idoso institucionalizado, que passou de 200 Reais para 1 mil Reais”, informou.

O governo do Prefeito Paulo Piau avançou também na captação de recursos com empresas do setor privado, o que possibilitou nestes últimos três anos atingir R$ 5 milhões arrecadados.

Entre as instituições conveniadas estão o Lar de Acolhimento Lição de Vida, Lar Acolhida São Vicente de Paula, Associação Lar de Idosos Dona Inês Maria de Jesus, Comunhão Espírita Cristã Lar André Luiz, Lar da Esperança, Associação Beneficente “8 de setembro”, Asilo Santo Antônio, Casa dos Idosos Cantinho da Paz, Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem, Casa de Acolhimento São Pio, Casa Espírita Bitencourt Sampaio e Lar Pedro e Paulo.

Túlio destaca o trabalho intersetorial desenvolvido pelo Município (Seds, Secretaria de Saúde e de Educação e com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer/Funel) para acolhimento cada vez melhor dos idosos. Os resultados dessas políticas projetaram Uberaba nacionalmente, levando-a a ser convidada a participar dos Programas Brasil Amigo da Pessoa Idoso e Vida Saudável, do Ministério da Cidadania.

As parcerias entre público e privado para os projetos voltados ao bem-estar, qualidade de vida e saúde, resultam em casos de sucesso entre a população com mais de 60 anos. Como é o caso do Projeto Canto e Prosa  com a parceria voluntária da ONG Caravana da Alegria, que desenvolve trabalhos em grupos como objetivo de ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, conforme preconiza a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Suas atividades são realizadas na Unidade de Atenção ao Idoso – Uai.

“Este trabalho da assistência social é contínuo para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do idoso e os avanços não vão parar por aí”, declara o secretário. A previsão é de em breve dar início à construção de nova sede da Uai para atender os idosos que moram do lado aposto da sede atual, localizada da Avenida Leopoldino de Oliveira. De acordo com o secretário, essa é uma grande vontade da Secretaria e da Prefeitura, que já estão em busca de parceiros e recursos para a construção desta nova sede.

Jorn. Lílian Veronezi 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar