WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/12/2019 - Alunos da rede municipal de ensino dão asas à criatividade e produzem livros

Sob orientação dos professores, as iniciativas de leitura têm rendido bons frutos nas escolas 

A Secretaria de Educação de Uberaba tem o compromisso de incentivar e fomentar a leitura, principalmente com os jovens. Durante o ano letivo, as 73 unidades da rede municipal têm autonomia para escolher a abordagem com os alunos. Vinte e seis alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Uberaba, dentre eles, três da inclusão, criaram o livro "Os super-heróis protegem a natureza”, sob a orientação das professoras Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza, Jéssika Dias Cerqueira e Cineida Oliveira.

A partir da leitura do livro de RoddParr, “O livro do Planeta Terra”, os alunos discutiram sobre os principais problemas envolvendo as questões ambientais, produziram textos criando personagens capazes de proteger o meio ambiente e pontuaram as atitudes destrutivas do homem em relação ao tema. Aulas de informática foram utilizadas para digitar e ilustrar os textos produzidos.

A diretora da escola, Gislene de Freitas Rocha, conta que este é o quarto livro que os alunos escrevem. “Temos buscado saídas para fomentar a leitura e prender a atenção deles, assim como o uso da Internet de forma que acrescente. Então, surgiu a ideia de oferecer esse material digital”, explica Gislene. Ela fala que o e-book é mais um recurso da escola para uma comunicação rápida e com responsabilidade ambiental.

A professora de informática, Jéssika Dias Cerqueira, destaca a importância da integração de disciplinas e ferramentas. “É para trabalhar leitura, interpretação, criatividade, trazer a arte para a sala de aula de forma diferente além de mostrar para os alunos como é importante a questão ambiental, direitos, deveres com linguagem mais apropriada para eles”,diz, O livro pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/14M_hk4--I92FurLbPxskivLzkaOBNQ-r/view?usp=drivesdk

 

Iniciativa se repete em várias unidades escolares 

Na Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, o aluno do 2º ano do ensino fundamental, Wallyson Adriano Pereira, de sete anos e que sonha ser escritor escreveu e ilustrou quatro livros. “O Hipopótamo”; “O Leão”; “A Girafa” e “O Panda”. Os livros serão digitalizados, impressos e comporão o acervo da biblioteca da escola. A diretora da Escola Arthur de Mello, Keila Beatriz de Oliveira, considera que essas iniciativas proporcionam o gosto pela leitura e desenvolvem a escrita, dentre outras habilidades.

Na Escola Municipal Professora Geni Chaves, alunos do 2º e 3º anos do Tempo Integral I, sob a orientação da professora Célia Aparecida Soares, criaram o livro de receitas “Receitas de Família – Tradição e Cultura”, que faz parte da oficina Patrimônio Cultural.  A idealizadora do projeto, explica que tanto os alunos quanto os pais ficaram entusiasmados com a proposta. “São ações de pertencimento, que moldam o comportamento deles de não estragar. Sempre utilizamos a linguagem lúdica por se tratar de crianças e, com isso, eles passam a conhecer o território deles. Quando vão a algum lugar que já estudamos em sala, eles relatam”, conta Célia.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar