WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/12/2019 - “Dona Biscoitilda” abordará temas pertinentes às famílias em Fórum

Acolhimento familiar é uma das ferramentas utilizadas na abordagem dos jovens na rede municipal e faz parte da Rede de Proteção à criança e ao adolescente

 

A educação humanizada está fundamentada em princípios de respeito, inclusão, tolerância e responsabilidade social. Considerando este cenário, a Secretaria de Educação de Uberaba/ Departamento de Projetos Especiais criou, em 2017, a Seção de Assistência ao Educando, com a proposta de prestar atendimento além do universo pedagógico para os alunos e famílias. Esta é uma das ações que serão apresentadas no 2º Fórum das Famílias da Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Rômulo Kardec - ABCZ. O evento contará com o espetáculo da “Dona Biscoitilda”, abordando temas pertinentes às dificuldades enfrentadas pelas famílias.

A seção de Assistência ao Educando é um braço da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e é composta por equipe multiprofissional, sendo três assistentes sociais, um psicólogo, um agente educacional, um assessor e um pedagogo. As demandas são recebidas por encaminhamentos em formulário próprio enviadas pelas unidades escolares, encaminhadas por outros espaços da Rede e, ainda, por demanda espontânea.

A chefe da Seção de Assistência ao Educando, Rosana Marçal, fala sobre a importância de atendimentos como esses. “A negligência nem sempre é notada e, ao atender as demandas das unidades de ensino, podemos minimizar os efeitos de situações fruto das expressões da questão social e que refletem diretamente no contexto escolar, bem como necessitam da intervenção dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente”, explica.

Em 2007 foram realizados 525 atendimentos. Em 2018 foram 1.427. Somente no primeiro semestre de 2019 foram 2.005 assessoramentos nas unidades de ensino; quatro visitas domiciliares; 63 visitas institucionais  ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), Promotoria e Casa dos Conselhos; 70 reuniões com as famílias; 26 reuniões territoriais nas unidades do CRAS; 15 reuniões no Conselho Tutelar; 10 estudos de caso no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); 200 grupos com os beneficiários do Bolsa Família.

 

Quem é a Dona Biscoitilda !?

 

Personagem criada pelo servidor público da UFTM, Elioenai Amuy que trata de temas motivacionais e atuais, com muita diversão para a plateia. A Dona Biscoitilda é uma palestrante motivacional, viciada em biscoito e recheada de conteúdo feliz. Ela aborda a motivação de forma engraçada e prova que é possível levar a felicidade em todos os ambientes. A fala da personagem é realista e ao mesmo tempo engraçada.

Elioenay criou a Dona Biscoitilda porque achava que o ambiente acadêmico era muito formal e faltava sabor. A personagem surgiu como uma chefe legal, que resolve dar palestra motivacional, começa a ficar famosa e rica, incentivando as pessoas a encontrarem o recheio da bolacha que mais gostam na vida. 

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar