WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/11/2019 - Estudantes de escola da rede municipal criam livro de receitas culinárias

Alunos do 2º e 3º anos do Tempo Integral I da Escola Municipal Professora Geni Chaves, sob a orientação da professora mestra Célia Aparecida Soares, criaram um livro de receitas chamado “Receitas de Família – Tradição e Cultura”. A ação está dentro da oficina Patrimônio Cultural, onde é trabalhado com os alunos o que abrange esse contexto. O livro será exposto na mostra pedagógica da escola, dia 6 de dezembro, no período vespertino.

O livro contém 42 receitas que vão desde o café simples até mais elaboradas como pizza, pamonha, baião de dois, temaki, dentre outros. As receitas estão divididas em categorias como bebidas, bolos, pães, roscas e biscoitos, arroz, carnes, aves e peixes, massas, salgadinhos, sobremesas, pamonha, mingau e polenta. A ideia é mostrar para as crianças que os grandes feitos começam nos atos mais simples do cotidiano além da importância do patrimônio cultural como conhecimento e preservação.

A idealizadora do projeto, Célia, explica que tanto os alunos quanto os pais ficaram entusiasmados com a proposta. “Trabalhar a temática de patrimônio cultural é uma forma de mostrar aos alunos o que temos na nossa cidade e a importância disso. São ações de pertencimento, que moldam o comportamento deles de não estragar. Sempre utilizamos a linguagem lúdica por se tratar de crianças e, com isso, eles passam a conhecer o território deles. Quando vão a algum lugar que já estudamos em sala, eles relatam”, conta Célia.

Os alunos levaram receitas presentes na história da família. A ideia foi que eles levassem receitas de almoço de domingo. Célia fala sobre a importância dessas ações e como os jovens entendem sobre valorizar a família, comunidade, a questão cultural, o que possuímos. “A palavra-chave é valorização”, finaliza a professora.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar