WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/11/2019 - Mostra pedagógica terá apresentação de trabalhos científicos sobre atendimentos realizados na Rede Municipal

A Secretaria de Educação, em parceria com a Divisão de Apoio Técnico-pedagógico (DATP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza a “X Mostra Científico-Pedagógica dos Professores do AEE: os desafios do professor pesquisador”, na segunda-feira (02), no Auditório Esmeralda da UFTM. O evento contará com dois momentos: das 14h às 18h será exposição dos trabalhos e, às 18h30, palestra “Ética na Educação Inclusiva: apontamentos para a Educação Básica e o Ensino Superior”, com o Professor Carlos Alberto de Godoy.

Essa mostra é resultado de formação desenvolvida no decorrer do ano, como avaliação com caráter científico, das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelas professoras que atuam nas diversas unidades da Prefeitura de Uberaba e conveniadas. Todas as atividades que serão publicadas na Mostra receberam assessoria do Departamento de Educação Inclusiva da Semed e foram revisadas pela equipe responsável pelas salas do AEE, composta por: Anelise Cunha Santos Oliveira, Silvia Regina Sidney, Cleide Regina Oliveira, Cinara Aline de Freitas e Elis Betânia Ferreira da Silva.

Serão apresentações de 59 professores da Rede, em seis grupos de trabalhos, com as temáticas “Práticas e recursos didáticos para pessoas com deficiência e síndromes”; “Experiências inclusivas com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”; “O trabalho interdisciplinar na sala do AEE/ADA por meio de projetos”; “O uso de tecnologias na inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial”; “A importância dos jogos e da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos do AEE/ADA”; e “Os desafios e possibilidades para o atendimento de alunos com transtornos comportamentais”.

Atualmente, são 1.195 crianças que recebem atendimento do DEI, sendo 542 que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 653 que recebem Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem (ADA).

A assessora do AEE, Anelise Cunha Santos Oliveira, comenta que a Mostra “é o resultado de um trabalho desenvolvido no decorrer do ano e a nossa expectativa é fechar com chave de ouro, além de mostrar o que é feito nos atendimentos, divulgar o trabalho realizado pelos profissionais. Temos um trabalho sério desenvolvido nas unidades de ensino do Município e algumas pessoas não tem conhecimento do que se trata. O atendimento é complementar e/ou suplementar ao Ensino Regular”, explica Anelise.

O AEE é uma das vertentes do potencial de Uberaba em relação à Educação Inclusiva na rede municipal, sendo cidade polo para 39 municípios da região. Praticamente todas as unidades escolares da rede têm uma sala de AEE, enquanto o CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva é destaque, bem como os projetos como o Labor, direcionado à profissionalização das pessoas com deficiência.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar