WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

25/11/2019 - 34 anos do Arquivo

Prefeitura celebra com e-book 


Solenidade com a presença de lideranças municipais marcou nesta segunda-feira (25) a comemoração do aniversário da Superintendência de Arquivo Público de Uberaba, que completou 34 anos no início de novembro. Atualmente ligado à Secretaria Municipal de Administração, o local recebeu placa com a denominação oficial “Superintendência do Arquivo Público de Uberaba Hildebrando de Araújo Pontes”, em homenagem ao autor que registrou pesquisas, ensaios, artigos, estudos e conteúdos de grande relevância que ajudam a compreender a história de Uberaba. Levantamento feito por ele no início dos nos 30 constatou que foram 184 jornais editados em Uberaba de 1874 a 1932.

Em celebração ao aniversário e rumo aos 200 anos da cidade, o Arquivo Público publicou o e-book “A Imprensa em Uberaba - Por Hildebrando Pontes”, que já está disponível no site da Prefeitura e no blog da instituição, pelo link www.arquivopublicouberaba.blogspot.com.br

O prefeito Paulo Piau destacou, na ocasião, a importância da memória preservada nos documentos e registros do Arquivo Público, que cumpre seu papel de disponibilizar a história ao público, além da trajetória de Hildebrando Pontes. “O currículo e a história de Hildebrando Pontes, mostra a trajetória e o carinho que ele teve com Uberaba, e sua luta inclusive pela separação do Triângulo Mineiro, que trouxe a atenção do governo de Minas para nossa região. Foi uma pessoa que deixou um legado importante de luta, de memórias e obras importantes. Então dar o nome  dele ao Arquivo Público foi dar justiça. Agradeço a família presente. Uberaba está em festa hoje."

Para o secretário Rodrigo Vieira, a data de hoje é especial, pois no Arquivo Público os munícipes poderão ter acesso a história de Uberaba. "O nome de Hildebrando Pontes vem coroar e eternizar o nome do Arquivo Público e também com o e-book uma facilidade tecnológica de consulta, para todos conferirem."

Imprensa em destaque. O e-book “A Imprensa em Uberaba - Por Hildebrando Pontes”, destaca a preocupação em viabilizar o acesso às informações pertinentes à imprensa uberabense do passado. De acordo com informações da superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, em Uberaba a imprensa surgiu em fins do século XIX e registrou fatos importantes que marcaram a história da cidade e do Brasil.

Consta que o primeiro jornal editado no Município foi o Paranahyba, fundado em 1874 pelo médico francês Henriques Raimundo des Genettes, sendo substituído pelo jornal O Echo do Sertão, também dirigido por ele. Este último teve uma tiragem de 650 exemplares e era considerado um “periódico imparcial”. Outros jornais foram fundados na cidade e tiveram o desafio de construir um jornalismo informativo, crítico e esclarecedor.

“Hildebrando teve a preocupação minuciosa de registrar para cada jornal, os fundadores, a data da fundação, ideologia, desenvolvimento, formato, distribuição e término das edições. A transcrição do conteúdo foi mantida na íntegra, obedecendo à ortografia da época, conservando a originalidade e em conformidade com o registro de Hildebrando, publicado no jornal Correio Católico. A obra é disponibilizada para consulta à população com acesso rápido e busca OCR, tendo como objetivo a preservação e a divulgação documental da história da cidade e região, editada pelos profissionais da imprensa”, explica Marta Zednik.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar