WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

22/11/2019 - Campanha de combate à violência contra mulher começa nesse domingo

Programação especial faz parte da Campanha Laço Branco e acontecerá em várias instituições
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e em parceria com o Centro Integrado da Mulher – CIM promove entre os dias 24 e 29 deste mês, debates e rodas de conversas com o objetivo de conscientizar os homens para a erradicação da violência contra a mulher. Além dessas ações, acontecerá durante a semana, uma audiência pública na Câmara Municipal com a temática Violência Doméstica e Feminicídio. As ações fazem parte da Campanha do Laço Branco, que acontece no Brasil desde 1999.


Seguindo a temática da campanha, o Centro de Referência da Mulher - CRM está promovendo desde outubro até 6 de dezembro, nas escolas municipais e estaduais cronograma de palestras educativas e de conscientização para os adolescentes. Para Juciara Moura Limírio, gerente do CIM, tratar desse tema com os jovens “é uma excelente oportunidade de torná-los portadores  e multiplicadores dessas informações de como podem ajudar mulheres que sofrem a violência doméstica, já que muitas não procuram ajuda por medo ou falta de informação”, disse.


O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destaca a importância da participação dos homens nessas ações. “A Campanha Laço Branco tem como principal objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar todos os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher”. Marco Túlio destaca que nesta gestão essas ações foram intensificadas com atividades principalmente nas indústrias, onde há maior número de homens. Segundo ele, esse trabalho preventivo já está surtindo efeito.


Segundo dados do CIM, apesar de a violência contra mulher estar crescendo em todo o território nacional, os atendimentos no CRM e na Delegacia da Mulher de Uberaba, nos dois últimos meses vem diminuindo. “Nós atendemos ema média 110 mulheres por mês, nestes últimos dois meses e estávamos trabalhando numa média de 130/140 atendimentos por mês”, explica Juciara Moura Limírio. Para a gerente do CIM, esse é o resultado da intensificação da divulgação da Lei Maria da Penha, dos Direitos das Mulheres e do número nacional para denunciar a violência contra mulher, o l80.

Lançamento acontece pela manhã na Univerdecidade
 
Dando início à programação, neste domingo (24) acontece o Lançamento da Campanha Laço Branco às 11 horas no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. Na segunda-feira (25) haverá o 3º Debate Técnico da Rede de Proteção pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no Centro Integrado da Mulher/CIM, a partir das 14 horas, no Parque das Américas. Uma intervenção sobre combate à violência contra a mulher, acontecerá na terça-feira (26), às 15h30, na sede do Projeto dos Meninos e Meninas/Escola do Avesso, no bairro Gameleira I. Já na quarta-feira (27), às 19 horas acontece audiência pública sobre violência doméstica e feminicídio na Câmara Municipal, com a participação da gerente do CIM, Juciara Moura Limírio. Na quinta-feira (28), às 15h30, é a vez do Cemea Boa Vista receber roda de conversa e atividades de reflexão sobre o tema. E para finalizar, na sexta-feira (29), acontecerá o debate ‘Conversando Sobre a Questão da Violência Contra a Mulher’ com o público do Centropop e Instituto Municipal Anti Drogas (Imad), a partir das 9h30, na Casa de Santa Gianna Beretta Molla no bairro Boa Vista.


Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar