WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/11/2019 - Atividades de arte e cultura são ferramentas para aprendizagem em oficinas de escolas municipais

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Arte e Cultura, acredita no fortalecimento da Educação através das atividades artístico-culturais e executa atividades como grupos musicais de sopro, percussão, cordas, voz, dança (balé contemporâneo, jazz, regional e dança de salão), fanfarras e arte ecológica. Cerca de dois mil alunos do ensino regular contam com a orientação de 24 professores arte-educadores no contraturno.


As práticas compreendem estratégias de aprendizagem por meio das características de arte e cultura, que promovem a sensibilização e a percepção crítica dos alunos, que participam das aulas na Casa do Menino, Cemea Boa Vista, CEU das Artes e nas próprias escolas. Os professores passam por formação pedagógica e participam de encontros pedagógicos para socialização de práticas.


A coordenadora do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Maria Edilene Ferreira Leal, explica que as atividades artísticas vão além de apresentações. “Dentro da Educação, a arte tem a função de transformar a vida daquele cidadão”, pontua Edilene.


A secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, ressalta o contato com a arte por crianças e adolescentes é muito importante no processo educativo. “No processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, questões inerentes ao ser humano e, mais do que nunca, importantes na formação de um cidadão. Todo ser humano carrega em si, além da dimensão cognitiva, dimensões afetivas, estéticas e socioemocionais, inclusive, atualmente uma das habilidades propostas pela BNCC”, declara Silvana.


Ela ainda ressalta a necessidade de ir além de eventos artísticos e culturais, mas lançar mão da arte e da cultura, como aliadas na formação de homens e mulheres mais críticos e preparados para fazerem, pelo conhecimento, as intervenções sociais necessárias. “A arte e a cultura estimulam a criatividade, a apreciação do belo, a sensibilidade humana, hoje tão necessária à nossa sociedade brasileira.Além disso, grande parte da produção artística e cultural se baseia no coletivo, trazendo para a escola um processo de educação para a vida em grupo, valorizando as potencialidades de cada um. Posso afirmar, sem medo de superestimar que, a Rede Municipal de Ensino, está muito bem na inclusão da arte e da cultura na educação”, finaliza Silvana.


Confira a programação das atividades artísticas da Semed:

Dentre as atividades do cronograma de novembro,nesta quarta-feira 13, acontece o espetáculo musical Som de Minas, um tributo aos cantores e compositores mineiros, a partir das 19h30, no Centro Cultural José Maria Barra/Sesi Minas. 


No dia 18 de novembro, às 7h30, as fanfarras do Cemei Diego e das Escolas Municipais Professora Niza Marquez Guaritá, Joubert de Carvalho, Terezinha Hueb de Menezes e Anísio Teixeira se apresentarão na Praça Dom Eduardo.


E, finalizando o mês, dia 20, às 8h, alunos da Escolas Municipais Professor José Geraldo Guimarães e Geni Chaves que participam do Grupo de Percussão Majaca, farão apresentação na Praça Rui Barbosa.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar