WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

07/11/2019 - Prefeitura apresenta projeto de Paisagismo da Av. Leopoldino de Oliveira

Com 4,9 km de extensão, sendo uma das mais importantes vias de ligação entre as regiões Leste e Oeste, a Avenida Leopoldino de Oliveira vai ganhar novas cores. O projeto de Paisagismo foi apresentado em reunião pública nesta sexta-feira (08) pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com a presença de secretários, vereadores, entidades de classe e demais cidadãos.

O prefeito Paulo Piau declarou que a intenção é ter o paisagismo pronto até o Natal. “Claro que as flores e trepadeiras levarão um tempo para crescer, mas ao menos a estrutura física e mudas plantadas queremos que estejam prontas. O investimento vai girar em torno de R$250 mil reais. A Leopoldino de Oliveira é uma avenida muito movimentada, mas muito triste, que não tem colorido. Quebrar esse visual na principal avenida de Uberaba é dar um toque de arquitetura, e isso evidentemente vai agradar quem passa por al, quem mora e as pessoas que visitam nossa cidade”.

Marlus Salomão, secretário de Meio Ambiente, destaca que a avenida é rica em lembranças e histórias e já passou por várias modificações, para atender o crescimento e desenvolvimento de Uberaba. “Embelezá-la por meio de um projeto de paisagismo é contar um novo capítulo de sua história e, ao mesmo tempo, presentear a população da cidade de Uberaba em seus 200 anos. O projeto vem para amenizar os efeitos causados pela composição do concreto e do asfalto, que é impacto da urbanização”, analisa ele.

O secretário explica que o novo paisagismo propõe bem-estar, melhor efeito estético da avenida e o embelezamento da via, de forma sóbria. Além disso visa o contato da população com as plantas, suas cores, belezas e cuidados. “O paisagismo também proporciona a melhoria do microclima ao reduzir a amplitude térmica, a redução da poluição atmosférica, sonora e visual, a sensibilização, estímulo e a valorização do local”, explica Marlus Salomão.

Projeto – O projeto vai contemplar a extensão da Av. Leopoldino de Oliveira com conjuntos de jardineiras urbanas confeccionados em concreto pré-moldado, que serão instalados nos canteiros centrais e nas passagens de pedestres, além de pergolados de madeira. Os canteiros existentes no calçadão serão contemplados com a substituição e/ou recuperação das espécies. As mudas do projeto serão de espécies com ciclo de vida perene, de fácil manutenção, que florescem o ano todo e que toleram clima quente e inverno ameno.

Conforme o planejamento da Secretaria de Meio Ambiente, inicialmente o trecho que será contemplado irá do Terminal Oeste até a Rua Barão de Ituberaba. Atenção especial será dada na confluência com a Avenida Santos Dumont. Posteriormente, novos trechos serão contemplados, após estudos técnicos, bem como as praças próximas ao eixo, como Manoel Terra, Henrique Kruger e a Praça da Bíblia.

A Secretaria de Meio Ambiente, incluindo a equipe operacional do Horto Municipal, conta no projeto e execução com a parceria da Seplan, Sesurb/Obras, SDS e Chefia de Gabinete.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar