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Educação e Cultura

24/10/2019 - Alunos da Educação Inclusiva produzem poesias nas oficinas de arteterapia

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva, oferece a arteterapia inserida no contexto educacional, como cuidado da saúde dentro das práticas inclusivas. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Educação Especial e Labor recebem atendimento de Graça Machado, arteterapeuta do Departamento de Inclusão da Secretaria de Educação com atuação no Projeto Labor.
 
A execução do projeto teve início em abril deste ano, momento em que os alunos estudaram as obras de Vincent van Gogh e resultou na exposição que abriu o “Encontro Regional de Educação Inclusiva”, realizado em setembro. A proposta é levar um pouco o conhecimento de arte e do artista e, na etapa atual, os alunos estudam Cândido Portinari, que serve de inspiração para a criação de poesias. Os alunos aprendem sobre o artista, conhecem as obras e verbalizam suas emoções, reações e impressões para Graça, que organiza o conjunto de informações. Como alguns alunos não escrevem/leem, a arteterapeuta escreve o que os meninos falam e expressam e desse ordenado de falas, saem poesias.
 
Até o momento, os alunos produziram seis poesias inspiradas nas obras de Portinari. Dentre elas: “Fuga para o Egito”, “Mestiço”, “Futebol”, Brodowski”, “Café” e “Meio Ambiente”.
 
A chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, fala sobre o impacto da arteterapia nos alunos. “Percebemos muito avanço na questão deles se comunicarem, saberem se colocar e serem mais críticos. Precisamos de ter mais cuidado ao trabalhar com as pessoas com deficiência intelectual pontos como abstração do pensamento e do julgamento por si só e, nas nossas atividades, eles têm autonomia de trabalhar os próprios pensamentos”, declara Denise.
 
Graça pontua a importância de se trabalhar a arteterapia na rede pública. “O projeto é importante até para a autonomia deles porque a temática abordada é por escolha deles e, nesse contexto todo, quem merece aplauso e, particularmente, a minha gratidão, são a Professora Silvana Elias (Secretária de Educação) e a Denise Scussel que tiveram a iniciativa de abrir espaço para uma coisa tão nova dentro do Município para dar oportunidade para uma educação melhor”, declara a arteterapeuta.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri 

 
 
 

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