WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/10/2019 - ‘Doe livros, mova ideias’

Iniciativa movimenta acervo das bibliotecas locais e será lançada na próxima semana 
 
A campanha “Doe livros, mova ideias” será lançada dia 18, na Prefeitura de Uberaba, no Gabinete do Prefeito - sala R1, às 15 horas. A ação propõe mobilizar a comunidade e arrecadar livros literários para que o acervo possa ser redistribuído num exercício de solidariedade cultural. A iniciativa é da Secretaria de Educação, com apoio do Grupo JM de Comunicação, TV Integração e Praça Shopping. Além disso, vai contar com a participação de escolas particulares, universidades e outras instituições que pactuam com a mesma ideia.


Considerando que as doações contribuem decisivamente para a renovação do acervo e a manutenção dos projetos de incentivo à leitura, em especial voltados às comunidades mais vulneráveis, a campanha é para arrecadação de gibis e livros literários infantis, infanto-juvenis e clássicos da literatura, que abastecerão as bibliotecas de bairro e de escolas municipais.


As atividades constituem divulgação da proposta pelos alunos da Rede Municipal que venceram o 8º Festival de Contadores de Histórias e que se apresentarão em escolas particulares incentivando a doação. A ideia é que os livros de literatura sugeridos pelos colégios sejam doados, após a utilização.


Outra ação da Campanha é a ‘Tenda Literária’, nos dias 19 e 20, das 16 às 19 horas  no Praça Shopping e 25 e 26 de outubro, das 9 às 12 horas, na Praça Rui Barbosa, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.


A Campanha se estenderá até o ano de 2020, quando estão programados os ‘Trotes Literários’ e ações pontuais. Serão espalhados pela cidade também pontos de coleta de livros, com caixas identificadas.


A diretora de Apoio à Educação Básica da Secretaria de Educação, Fernanda Roqueti, explica que o objetivo principal do projeto é favorecer a democratização da leitura e o livre acesso ao livro. “É uma proposta para valorizar os livros literários e proporcionar mais acesso à informação, ao conhecimento. Além de fortalecer o papel das bibliotecas públicas e escolares, como espaços privilegiados de formação de uma sociedade leitora”, declara Fernanda.


A chefe do Departamento das Bibliotecas, Helione Dias Duarte, fala sobre a iniciativa, além de apresentar a variedade de serviços que todas as bibliotecas prestam.
 
Biblioteca continua funcionando parcialmente

 
O acervo da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães está interditado durante a reforma, a fim de garantir a segurança dos usuários e a proteção do material. Continuam funcionando normalmente os serviços prestados pelo Escritório de Direitos Autorais (EDA-MG). As devoluções e renovações podem ser feitas nos setores administrativo e infantil, que neste caso é pela entrada lateral, na Rua Raimundo Soares Azevedo (ao lado da Igreja Santa Rita).


Os usuários que necessitarem de local adequado para estudos, podem procurar as bibliotecas de bairro: Cemea Boa Vista - professor Antônio Bernardes; Cemea Abadia, Professor Antônio Carlos Marques; e a Biblioteca Pública Municipal do CEU das Artes, no Residencial 2000.


O horário de funcionamento da Biblioteca da Rua Alaor Prata, 317, no Centro, é de 8 às 18 horas de segunda a sexta e de 8 às 12 horas  aos sábados. O telefone é (34) 3332 1900. Há também o site para a consulta de obras: https://uberaba.phlnet.com.br


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar