WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

03/10/2019 - Parceria entre Prefeitura de Uberaba e FAZU integra práticas acadêmicas na Mata do Ipê

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) consolidou parceria com a Fazu para estudos práticos e o envolvimento dos alunos em um projeto que vai analisar todas as questões ambientais da Mata do Ipê. A parceria da instituição de ensino com a Semam faz parte de um convênio amplo com a Prefeitura, capitaneado pela Secretaria de Administração, para que diversos projetos possam ser desenvolvidos em parceria com as secretarias municipais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marlus Salomão, o primeiro momento de trabalho na Mata do Ipê vai envolver os alunos em um levantamento completo das famílias botânicas presentes no Parque. “Toda essa atuação integra o projeto Reviverde e é uma importante oportunidade para que os alunos vivenciem, na prática, o aprendizado de sala de aula. Parcerias como essa são uma diretriz do prefeito Paulo Piau com a premissa de benefício mútuo, pois os alunos desenvolvem conhecimento ao mesmo tempo em que colaboram com a sociedade, exercendo um papel cidadão”, declara o secretário.

O biólogo Paulo César Franco, da Semam, explica que o inventário florestal e de manejo será sempre acompanhado pela equipe técnica do Meio Ambiente e pelos professores da Fazu. “Serão feitas propostas de ações e uma delas será, no segundo momento, o plantio de espécies arbóreas que sejam compatíveis com aquele espaço verde. A Mata do Ipê é o que chamamos de remanescente vegetal, já que ali temos muitas espécies nativas”, destacou. Segundo ele, o interesse é repovoar espécies que tenham significado e valor ambiental para o local.

O professor da FAZU Sérgio Luiz Hillesheim, que é um dos coordenadores do projeto CRS - Carreira, Responsabilidade e Sociedade, avaliou a importância da parceria da Fazu com a Prefeitura. “Nosso objetivo é fazer com que o aluno possa levar a teoria e a prática dentro do mercado atual, por intermédio de pesquisas, responsabilidade social e expansão dos conhecimentos, e indo para a prática puramente dita. Isso os prepara para a carreira e cria oportunidades de empregabilidade”, observa ele.

No cuidado com a preservação e com o meio ambiente, o objetivo maior se traduz em ajudar as pessoas e a sociedade. “Parcerias como esta, com a Prefeitura, auxiliam na viabilidade dos processos e ações acadêmicas que desejamos fazer, além de nos possibilitar uma amplitude muito maior de atuação em diversos segmentos. É nos envolver em projetos não apenas no Meio Ambiente, mas nas escolas, nos CRAS, na agricultura. A intenção é que estes projetos passem a ser programas de pesquisa no futuro, fundamentados por dados”, analisa Sérgio Luiz Hillesheim.

Na parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, estarão envolvidos alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Tecnologia em Agronegócio, além de alunos de Sistemas de Informação.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar