WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

27/09/2019 - Candidatos aos Conselhos Tutelares apresentam propostas em debate na PMU

Candidatos aos Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba se apresentaram aos gerentes das escolas municipais e das unidades de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) na tarde desta sexta-feira (27) no anfiteatro da Prefeitura. Em debate mediado por representantes do terceiro setor, Ministério Público, universidades, os candidatos apresentaram as experiências, seus históricos e a motivação para a candidatura e responderam perguntas sobre suas propostas de trabalho.

Uma das principais perguntas foi como os candidatos atuariam para alinhar a parceria entre escolas e Conselho, melhorando o contato com os gestores das escolas. A secretária de Educação Silvana Elias, destacou que o conselho tutelar “é um espaço muito importante”. “É extremamente necessário que as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência dêem certo. Os conselhos lidam com os desafios que decorrem da violação de direitos e a gente precisa trabalhar muito perto e nesse momento saber quem são os candidatos, a preparação deles, a condição de trabalho. Se ele não tem preparo ou condições logísticas, dificilmente vai conseguir atuar, porque a infância precisa de respostas imediatas”, ressalta a secretária.

Estiveram presentes ao debate 18 candidatos: Alessandra Martins de Souza, Aloísio Cândido, Brenda Soares Rodrigues, Cássia Aparecida dos Santos Silva, Cristiane Alves de Oliveira, Cristiane Faria Teixeira, Elci Maria de Jesus Nunes, Fernanda Mendes Silva Salatiel, Isabel Cristina de Brito Leite, Kárita Fedrigo de Melo Machado, Karla Cristina Sousa Freitas, Maria Aparecida Dantas Silva Rodrigues, Mariela Silva Locce, Marília Arduini Ramalho, Melissa dos Santos Cunha, Monalisa Santos Araújo, Roberta Bernardino Issa e Vanessa Alves de Oliveira Morais.

Claudia Cristina da Silva, chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, explica a importância de avaliar os candidatos. Ela lembra que os eleitos terão gestão de quatro anos. A posse acontece em 10 de janeiro de 2020. “São duas unidades de Conselho Tutelar em Uberaba, com cinco membros titulares e cinco suplentes cada um. O papel do Conselho Tutelar é garantir e efetivar a tutela dos direitos da criança e adolescente. É um desafio e pra isso, precisamos de pessoas que tenham conhecimento da rede da criança do adolescente para os encaminhamentos necessários à garantia dos direitos deles”, ressalta.

A eleição será dia 6 de outubro no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, das 8 às 17 horas. Para votar é necessária a apresentação do título de eleitor e documento de identidade.

Jorn. Clarice Sousa 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar