WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

27/09/2019 - Intervales será alvo de estudo técnico feito por investidores de países árabes e Canadá

Está autorizada pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP), nova Proposta de Manifesto de Interesse (PMI) para o desenvolvimento de estudos de viabilidade sobre a implantação, operação e manutenção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros - Intervales. A iniciativa é de um grupo de investidores de países árabes, Canadá e parceiros, que esteve no gabinete do prefeito Paulo Piau para tratar sobre o interesse em projetos do Município.

O acordo para os estudos foi firmado em reunião com a participação de Dr. Salam Al-Bader, presidente da AVI International Albader Ventures Incorporated, e de Jamal Said, CEO da Rio Investiments International Group, além da SV Group International, representada pelo CEO Dirceu Soares Vieira Júnior e o diretor de New Business, Luiz Carlos Araújo.

O prefeito Paulo Piau lembra que o local do Aeroporto já possui lei que preserva a área de aglomerações urbanas no perímetro de 12 quilômetros justamente para fortalecer o conceito de aeroporto indústria. “Já temos ali a VLi, a Spasso Armazéns, posto de serviços, ou seja, é um projeto já iniciado. Não é de curto, mas sim de médio e longo prazo, e para se ter esta conquista precisamos de um planejamento imediato. Já temos o estudo preliminar da Urban System e um pedido de PMI da Barbosa Melo, e agora os investidores árabes, que disseram claramente que vão investir no Brasil e já se interessam pelo projeto em Uberaba”, ressaltou Piau.

A cidade, conforme observa o prefeito, está bem vista no país e no mundo, e entre os fatores de destaque estão a simplificação e a desburocratização dos processos. “Facilitamos a vida das pessoas com decisões rápidas, e é isso que estamos fazendo com grandes empreendimentos e empresas de pequeno porte. Autorizar esta PMI faz parte de passos importantes no sonho de concretização de uma ideia que é significativa para o Brasil, para Minas e principalmente para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Aeroporto Internacional de Cargas e passageiros será um importante polo de logística”, reforça Piau.

O projeto da Intervales esteve em pauta em reuniões que seguiram sob sigilo até a consolidação da PMI. Na ocasião, o prefeito Paulo Piau e equipe apresentaram dados estratégicos sobre a logística do município, bem como informações técnicas sobre projetos de diversos segmentos do interesse dos investidores, que estão expandindo negócios no Brasil. O grupo, por sua vez, também teve oportunidade de debater projetos e alinhar necessidades burocráticas que necessitam do apoio municipal junto a outras esferas governamentais.

 

Árabes miram outros projetos além da Intervales 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, destaca que o Aeroporto da Intervales não é o único assunto na ‘mira’ dos investidores árabes. “Outros projetos de Uberaba também já foram apresentados com detalhes ao grupo, pois eles têm alto interesse em outras possibilidades de investimento. Isso significa que estamos colhendo frutos de um trabalho concreto, focado e de compromisso com o desenvolvimento de Uberaba”, pontua o secretário.

José Renato analisa que a visão da Prefeitura de Uberaba não é de esperar empresas baterem na porta, mas de construir conexões. “Nosso objetivo é efetivamente criar ambientes de negócio e oportunizar as melhores chances de investimentos. O pensamento é de agir de forma proativa e oferecer atendimento ágil, o que destaca Uberaba não apenas no Brasil, mas internacionalmente. Somos a segunda cidade mais inteligente e conectada de Minas Gerais, ficando atrás somente da capital, sendo a primeira do interior de Minas e a 28ª cidade do país segundo a 5ª edição do Ranking ConnectedSmartCities 2019”, lembra o secretário.

José Renato Gomes citou, por exemplo, que Uberaba esteve em Dubai em 2018, participando do evento World Free Zones Organization a convite do então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Esta agenda internacional demonstra a importância de colocar Uberaba no mapa de oportunidades e de conexões de negócios. Receber em Uberaba investidores árabes é a prova de que estamos no caminho certo para agora abraçar grandes resultados”, conclui.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar