WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/09/2019 - Curso de Educação para Relações Étnico-raciais foca em ciência, tecnologia e inovação

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Casa do Educador, ofertará, nesta quinta-feira (26), na Faculdade de Talentos Humanos (Facthus), das 8 às 12 horas, a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente", com o professor mestre Carlos Eduardo Dias Machado. Das 13h30 às 17h30 acontecerão oficinas didáticas.


As atividades compõem o cronograma de Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-Raciais. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba/Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, Superintendência Regional de Ensino com apoio das Universidades Federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e de Uberlândia (UFU).


Carlos Eduardo Dias Machado é mestre em história social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de história, principalmente nos temas branquidade, políticas públicas, negros; relações raciais; negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana, ações afirmativas e história da África.


A professora da Casa do Educador e mediadora do curso, Ana Raquel da Silva, explica que sendo uma parceria, segue-se a seleção de palestrantes da UFU  bem como seu material de apoio. “Temos um grupo de estudos na Casa do Educador, ficamos surpresos com o empenho dos educadores que participam. Além dos textos de apoio, temos forma lúdica de contar histórias. É uma construção coletiva, questão de vivência mesmo", declara.


O curso está em andamento, com previsão para término em dezembro. A vivência promove conhecimento, a partir da Lei 10.639, que institui a aplicação da história africana, afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições de ensino.


Vivência. Além deste curso, diversas atividades sobre o tema acontecem paralelamente, na arte, na literatura, como por exemplo a confecção das bonecas africanas Abayomi, que exigem um contexto pedagógico. Há também nas escolas municipais, vivências com textos e atividades inclusive de videoconferência sobre a cultura afro no País, com nomes nacionais. Co  os alunos também é trabalhado o livro “Karu: Cabeça encaracolada, ideia descolada”, cuja autora Heliana Castro Alves mora em Uberaba. A aluna Sofia Gonçalves Balbino, da Escola Municipal Uberaba ganhou o Festival de Contadores de Histórias com a adaptação do livro. Esses são alguns dos exemplos que podem mostrar como a diversidade é trabalhada na educação. Esse curso permitiu vivência em comunidade quilombola pelos docentes.


Jorn. Monica Cussi
Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar