Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Social

23/09/2019 - Mapeamento da Seds aponta mais de 200 pessoas em situação de rua em Uberaba

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) sobre moradores em situação de rua em Uberaba entrevistou 208 pessoas, sendo 181 morando na cidade e 27 migrantes e itinerantes. A pesquisa, feita entre os dias 2 e 12 deste mês, buscou mapear o perfil desta população para garantir a qualidade e continuidade dos serviços orientados através do diagnóstico dos principais espaços ocupados pelo grupo e pelas condições de ocupação.

As equipes da Abordagem Social, do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Seção de Apoio às ONGs elaboraram questionário para analisar as informações das pessoas residentes em Uberaba, como idade, sexo, autodeclaração de cor, cidade-natal, estado civil, acesso aos programas do governo federal, composição familiar, posse de documentos, condições de saúde, grau de formação, experiência profissional, trajetória, causas da vivência de rua, abuso de álcool e outras drogas, lugares que costuma ocupar na cidade, e o histórico de acesso aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destaca a importância do levantamento para direcionar os trabalhos da Secretaria. “Uma das principais causas identificadas é o rompimento de vínculos familiares, que é um dos nossos focos no trabalho: reatar e fortalecer os vínculos, ou ir para uma instituição, onde receberão atendimento adequado e digno. Sabendo os pontos e número de pessoas, com certeza nosso trabalho será bem mais eficaz”, ressalta Cury.

A Pesquisa - Entre as 181 entrevistados, 84,53% se identificam como do sexo masculino; 11,60% como do sexo feminino; e 3,87% como transexuais. Do total, 12,15% tem entre 18 e 24 anos; 56,91%, entre 25 e 44 anos; 23,20% possuem de 45 a 60 anos; e 6,63% ultrapassaram os 60 anos. Sobre o período em que se encontram em vivência de rua: 20,99% afirma não maior que 6 meses; 17,13% está em condição de rua entre 6 meses e 2 anos; a mesma quantidade (17,13%) afirma viver na/da rua entre 2 a 5 anos; 9,94% aponta para entre 5 e 10 anos; e outros 14,9% alega mais de 5 anos em vivência de rua; enquanto 19,89% não informou. Sobre os motivos que as levaram à situação de rua: 69,06% afirmaram o rompimento de vínculos familiares; 50,83% relacionaram o fato à dependência química; e 70,72% sugeriram o abuso do álcool. Os entrevistados podiam escolher mais de uma situação neste caso. O relatório destaca que não foi possível contatar todas as pessoas em situação de rua, porque muitas, já atendidas pela assistência social, não foram encontradas no período da pesquisa.

Jorn. Clarice Sousa 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub