WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/09/2019 - Aula-Show de rock brasileiro será apresentada nesta segunda-feira no Vera Cruz

Atividade será gratuita e aberta a toda a comunidade
 
Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Educação de Uberaba, por meio do Departamento de Arte e Cultura, levará alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal, ao Cine Teatro Vera Cruz para “Aula-Show História do Rock Brasileiro – Geopolítica e Música”, com o professor Rodrigo Carvalho. A aula-show trabalha a teoria didática, teoria e prática musical, abordando temas da História do Brasil que impactaram o contexto musical, histórico e geopolítico do rock.


A iniciativa é do professor de Geografia e Atualidades, Rodrigo Carvalho, que toca bateria e estará acompanhado do filho, Otávio Borges (guitarra, violões e voz) e Mateus Oliveira (baixo). Ele explica que a ideia é fazer a junção entre a geopolítica e história para permitir ao aluno a arte e o contexto sobre o que acontece, além de passar o conteúdo de forma leve. “É uma alternativa de trabalhar as características que influenciaram aquele período. Eu falo sobre a década de 50, o que acontecia naquele momento e toco algumas músicas”, conta Rodrigo que já aplicava a metodologia na rede privada e surgiu a ideia de oportunizar aos demais alunos essa vivência.

 

A chefe do Departamento de Cultura e Arte, Edilene Leal, pontua que as aulas expositivas são aplicadas na rede há doze anos e fazem parte de ações pontuais. “Como educadores, precisamos reportar a história por trás daquela música, apresentar todo o contexto e é por isso que temos essas ações", declara Edilene.


A educadora reforça os benefícios da inclusão de Arte e Cultura na Educação. “Existem estudos da Neurociência que comprovam a importância da música na vida e, na rede municipal, nós avançamos bem neste quesito”, declara Edilene.


Dinâmica da aula: será feita uma passagem pela história do rock brasileiro desde a primeira música gravada do estilo até os artistas mais recentes. Serão estudadas as principais questões histórico-geopolíticas de cada década, desde 1950 até atualidade e que tenham influência na construção musicam e artística de cada período. Será uma aula expositiva sobre cada um dos períodos do rock brasileiro (Jovem Guarda, Tropicalismo, Anos 70, Anos 80...) com suas respectivas características apresentadas de forma teórica e prática com a execução de músicas de cada período abordado.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar